O Questionário História da empresa
Por: dmfaria • 27/2/2023 • Trabalho acadêmico • 4.668 Palavras (19 Páginas) • 93 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Davi Marcos Silva Barbosa de Faria
Matrícula: N51811-1 Turma: CC7P30
Brasília – 2022
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
1.1 Da empresa 3
1.1.1 História da empresa 3
1.1.2 Contexto Atual 4
2. Atividades Desenvolvidas 6
2.1 Histórico de Atuação e Funções 6
2.2 Descrição das Atividades e Tarefas Desenvolvidas 6
2.2.1 Criação de planilhas através do Power bi 7
2.2.2 Criação de dados para demonstração de documentos importantes através do Elasticseach 7
2.2.3 Auxilio na alteração e confirmação dos metadados da empresa 7
2.2.4 Auxilio em análise de planilhas e alteração em tais 8
2.2.5 Carga Horária 8
2.3 Conceitos, Métodos e Tecnicas utilizadas nas atividades 8
3. Conclusão e Resultados 18
3.1 Principais Resultados Obtidos 18
3.2 Conclusões sobre os conceitos, métodos e técnicas utilizadas 19
3.3 Assinaturas 19
4. Bibliografia 20
1. INTRODUÇÃO
Neste relatório irei apresentar os pontos principais de todo o meu percurso em meu estágio na Agência Nacional de Aviação Civil, falando um pouco sobre a instituição governamental, sobre sua história, descrevendo também a finalidade da empresa. Apresentando minhas atividades do cotidiano, as aprendizagens e o histórico de atuações e minhas funções na empresa, trazendo as descrições e explicações de minhas atividades, a carga horaria e sua distribuição entre as atividades e por fim mostrando os conceitos, métodos e técnicas que utilizei nas minhas atividades durante o estágio.
1.1 Da empresa
Dados et al (2022) sugere que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), é uma das agências regulamentadoras federais do Brasil, foi criada com foco na fiscalização atividades da aviação civil e a infraestrutura aeronáutica e aeroportuária no país. Foi instituída em 2005, porém só começou a atuar em 2006 entrando no lugar do Departamento de Aviação Civil (DAC). A Agência de Aviação Civil está vinculada à Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.
História da empresa
Planalto et al (2005) informa que a Agência Nacional de Aviação Civil foi criada através da Lei Nº 11.182, DE 27 DE SETEMBRO DE 2005, assinado pelo presidente da república, em 2005 o presidente era Luiz Inacio Lula da Silva.
Planalto et al (2005) no Artigo primeiro diz que a Agência Nacional de Aviação Civil foi criada em 2005, sendo uma entidade integrante da Administração Pública Federal sendo indireta, estando submetida a um regime autárquico especial, sendo vinculado ao Ministério da Defesa, tendo um prazo de duração indeterminada.
Planalto et al (2005) parágrafo único informa que a Agência Nacional de Aviação Civil tem sua sede e foro no Distrito Federal e tendo instaladas algumas unidades administrativas regionais.
Planalto et al (2005) Artigo terceiro informa que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), nos exercícios de suas competências, deve observar e implementar as orientações, políticas estabelecidas pelo governo federal e diretrizes.
Planalto et al (2005) informa que dentro da LEI Nº 11.182, DE 27 DE SETEMBRO DE 2005, consta uma série de artigos chegando até o artigo 51, que informa que a lei de criação da Agência Nacional de Aviação Civil entra em vigor na data de sua publicação, em Brasília, no dia 27 de setembro de 2005 184º da Independência e 117º da República.
1.1.2 Contexto Atual
A Agência Nacional de Aviação Civil tem como principais alvos a certificação, fiscalização, normalização e representação institucional.
Gov et al (2021) informa que cabe a Agência fiscalizar e regular as atividades de aviação civil e da infraestrutura aeronáutica e aeroportuária, sendo observadas as orientações do Governo Federal. Tendo como principais competências:
- Representar o Brasil junto a organismos internacionais de aviação e negociar acordos e tratados sobre transporte aéreo internacional.
- Emitir regras sobre segurança em área aeroportuária e a bordo de aeronaves civis.
- Conceder, permitir ou autorizar a exploração de serviços aéreos e de infraestrutura aeroportuária.
- Estabelecer o regime tarifário da exploração da infraestrutura aeroportuária.
- Administrar o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).
- Homologar, registrar e cadastrar os aeródromos.
- Emitir certificados de aeronavegabilidade atestando aeronaves, produtos e processos aeronáuticos e oficinas de manutenção.
- Fiscalizar serviços aéreos e aeronaves civis.
- Certificar licenças e habilitações dos profissionais de aviação civil.
- Autorizar, regular e fiscalizar atividades de aeroclubes e escolas e cursos de aviação civil.
- Reprimir infrações às normas do setor, inclusive quanto aos direitos dos usuários, aplicando as sanções cabíveis.
Gov et al (2021) informa que a Anac atua promovendo a segurança da aviação civil e estimular a concorrência e melhorar a prestação dos serviços no setor. O trabalho da Agência Nacional de Aviação Civil tem por finalidade certificar empresas, elaborar normas, certificar escolas, oficinas, profissionais da aviação civil, fiscalizar as operações de aeronaves, certificar aeródromos e aeroportos, fiscalizar profissionais do setor de aeroportos, de empresas aéreas, focando na segurança e na qualidade.
...