O RELATÓRIO SUPERVISIONADO I
Por: memesia • 22/6/2016 • Projeto de pesquisa • 1.935 Palavras (8 Páginas) • 537 Visualizações
FACULDADE ADEMAR ROSADO – FAR
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
MARCIA MARTINS REIS
NEIDE SUTERO DE SOUSA
RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
TERESINA – PI
JULHO / 2015
MARCIA MARTINS REIS
NEIDE SUTERO DE SOUSA
RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Relatório final do estágio supervisionado I apresentado por exigência da Disciplina de Estágio Supervisionado I do Curso de Serviço Social da Faculdade Adelmar Rosado - FAR, sob a supervisão docente da Orientadora Luciany Rosado Leitão Braga e Supervisora de Campo Ana Carolina P. da S. Pinheiro.
TERESINA – PI
JULHO / 2015
IDENTIFICAÇÃO
Estagiárias:
Marcia Martins Reis – 8° Período – Matrícula 11202061
Neide Sutero de Sousa – 8° Período – Matrícula 12102066
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Unidade de Campo de Estágio: Hospital do Mocambinho Referência - AD
Endereço: Av. Freitas Neto S/N– Teresina/PI
Fone: (86) 3216-3681
Unidade Organizacional: Serviço Social
Assistente Social Supervisora Acadêmica:
Luciany Rosado Leitão Braga – CRESS: N° 1080/ 22° Região/PI
Assistente Social Supervisora de Campo:
Ana Carolina P. da S. Pinheiro CRESS N°1002/22° Região – PI
Nome do Projeto: Despertar Talentos nos Usuários em Processo de Desintoxicação de Álcool e Outras Drogas no Hospital do Mocambinho – Referência AD
Público Alvo: Usuários de álcool e múltiplas drogas de ambos os sexos em processo de desintoxicação na Unidade Integrada do Mocambinho – Serviço Hospitalar de Referência em Álcool e Drogas – SHRad .
SUMÁRIO
IDENTIFICAÇÃO 2
1 APRESENTAÇÃO 4
2 INTRODUÇÃO 5
3 CAMPO DE ESTÁGIO 5
3.1 CONTEXTUALIZAÇÃO 5
3.2 REALIDADE DA INTERVENÇÃO 6
4 ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 7
4.1 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 7
4.2 ASPECTOS POSITIVOS 7
4.3 ASPECTOS NEGATIVOS 7
4.4 SUGESTÕES 8
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1 APRESENTAÇÃO
O presente relatório final do Estágio I traz a explanação do processo desenvolvido pelas estagiárias no Hospital do Mocambinho Referência – AD, elencando as atividades por elas executadas no Campo de Estágio.
Para a elaboração deste relatório antes foram construídos outros documentos como: Plano de Estágio, Análise Institucional, Diário de Campo e Projeto de Intervenção, que possibilitou as estudantes conhecer a instituição a qual estão inseridas, bem como contribuiu para a aproximação da realidade profissional, a capacidade crítica de decifrar a realidade social a qual lhe chega como demanda, sendo essa atividade uma exigência do estágio supervisionado I da Instituição de Ensino Superior, Faculdade Adelmar Rosado – FAR.
Contudo, o Estágio ocorrido no Hospital do Mocambinho de Referência – AD teve como objetivo fazer observações e análise do trabalho desenvolvido pela Assistente Social na instituição, além de proporcionar as estagiárias à experiência de atuação no campo profissional sob as orientações das supervisoras de acadêmica e de campo, a qual trouxeram informações cabíveis e respaldadas no Código de Ética da profissão, contribuindo para concretização dessa etapa importante do processo de formação.
Deste modo podemos destacar que o Estágio Supervisionado I proporcionou grande conhecimento na trajetória da formação profissional, à medida que suscitaram novas dúvidas e questionamentos referentes ao fazer profissional do Assistente Social, onde podemos comparar a realidade da teoria e prática.
2 INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado tem como objetivo complementar a formação acadêmica possibilitando ao estudante fazer a integração entre a teoria e a prática ao passo que se aproxima da realidade profissional.
É no estágio supervisionado que o estudante/estagiário irá conhecer as demandas sociais as quais são vistas como seu objeto de trabalho e, a partir desse olhar ampliado e crítico, interpretar, propor e executar ações que contemplem o sucesso de sua intervenção.
Sintetizando, podemos considerar que o estágio corresponde ao período de exercício pré-profissional previsto no currículo, que propicia a estudante o contato direto com a realidade profissional e o seu ambiente de trabalho, e que durante esse período são desenvolvidas atividades pertinentes à profissionalização da mesma, sendo esta avaliada de acordo com a duração e supervisão estabelecida em leis e normas.
Em consonância com o que foi supracitado, o Conselho Federal de Serviço Social – CFESS pontua que o Estágio Supervisionado é uma atividade curricular obrigatória que se configura a partir da inserção do aluno no espaço sócio institucional, objetivando capacitá-lo para o exercício profissional, o que pressupõe a supervisão sistêmica.
Diante o exposto, compreende-se que essa etapa deve ser cumprida pela estudante como forma de propiciá-la a prática profissional sendo ela orientada por profissionais que possam contribuir nesse processo de aprendizagem.
3 CAMPO DE ESTÁGIO
3.1 CONTEXTUALIZAÇÃO:
O Hospital do Mocambinho Referência - AD tem como objetivo o tratamento desintoxicação, no qual vislumbra a promoção da saúde dos usuários que desenvolveram problemas em decorrência do uso abusivo do álcool e outras drogas, buscando reinseri-los a sociedade, uma vez que estes são estigmatizados e excluídos do seu convívio social devido a esse consumo abusivo.
A instituição oferece um serviço hospitalar através de internações de curta duração que variam por um período de 15 a 20 dias dependendo do quadro clínico de cada usuário. O ingresso do usuário a este serviço se dá através de uma avaliação social onde são elencados questionamentos pertinentes ao tratamento, bem como são feitas às devidas orientações quanto às normas e rotinas hospitalares, a fim de deixá-los cientes de todo o processo desenvolvido na instituição.
...