O TECIDO CONJUNTIVO
Por: adriellegebrim • 13/5/2021 • Trabalho acadêmico • 1.021 Palavras (5 Páginas) • 329 Visualizações
6 TECIDO CONJUNTIVO
6.1 Lâmina 51
Material: corte de pele espessa corado com HE.
Focalize no menor aumento o tecido epitelial, região periférica mais corada. Trata-se de um tecido epitelial de revestimento estratificado pavimentoso queratinizado. A faixa rosa abaixo desse epitélio é o tecido conjuntivo. Imediatamente apoiando o epitélio e entre as cristas epiteliais o tecido conjuntivo apresenta fibras colágenas delgadas (rosa), SFA (em imagem negativa) que ocupa os espaços entre as fibras e as células, os núcleos roxos e alongados são dos fibroblastos e núcleos de outras células podem ser observados também. Alguns vasos sanguíneos estão presentes. Trata-se de um tecido conjuntivo onde não predominância de um dos componentes sobre o outro. Com essas características o tecido é frouxo. Abaixo do conjuntivo frouxo as fibras colágenas (rosa) são mais espessas com direções diversas e em cortes transversais, longitudinais e oblíquos. A imagem negativa da SFA (região branca) é bem evidente. Núcleos de algumas células podem ser observados. Pelo predomínio de fibras colágenas espessas o tecido é classificado como denso e por essas fibras não seguirem a mesma direção o tecido é desordenado.
[pic 1][pic 2]
Tecido conjuntivo ____________________ Tecido conjuntivo __________________
6.2 Lâmina 14
Material: corte de pele espessa corado com Tricômico de Mallory
Volte ao texto anterior da lâmina 51, faça novamente a leitura e verifique que se trata do mesmo corte, porém com coloração diferente. As fibras colágenas aqui estão em azul.
[pic 3][pic 4]
6.3 Lâmina 15
Material: cortes de vasos sanguíneos corado pela técnica de Verhoeff.
No menor aumento procure com o auxílio do charriot o maior vaso sanguíneo que está em corte transversal (artéria de grosso calibre). Em médio aumento verifique que na parede desse vaso sanguíneo há tecido conjuntivo, em rosa, e fibras elásticas em grande quantidade corada em negro com aspecto bem sinuoso.
[pic 5][pic 6]
Fibras __________________________________________________________________
Lâmina 16
Material: cortes de fígado, baço e rim com impregnação pela prata.
Observe em menor aumento um desses cortes. Passe para o aumento médio e depois para o maior aumento. As fibras reticulares são bem delicadas e aparecem bem escuras em diversas disposições dependendo do órgão visualizado.
[pic 7][pic 8]
Fibras __________________________________________________________________
6.5 Lâmina 20
Material: corte transversal do cordão umbilical corado com HE.
No aumento menor são observados os três vasos sanguíneos do cordão umbilical (duas artérias e uma veia) em cortes transversais. No médio aumento, o tecido conjuntivo observado entre os vasos sanguíneos umbilicais, caracteriza-se por fibras colágenas delicadas entre as quais há muitos espaços brancos que correspondem a imagem negativa da substância fundamental amorfa (SFA). Em técnicas histológicas de rotina os componentes da SFA não são preservados. Poucos núcleos de fibroblasto podem ser visualizados entre as fibras.
...