TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tabernáculo e Seus Objetos

Por:   •  7/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.500 Palavras (6 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 6

Cap. 3 Dons Ministeriais

Dons de Ministério:

 Estes são dados somente aos crentes chamados para o ministério pelo Senhor Jesus, os vocacionados. É Ele quem capacita, os habilita, os reveste de autoridade no poder do Espírito Santo.

  1. Os Dons Ministeriais são a condição para que os homens sejam investidos de ofícios específicos nas igrejas. Não basta apenas pretender ingressar no ministério, é necessário que o dom ministerial e a vocação sejam descobertos, pois a consequente seleção dos homens para determinados ministérios proporciona o progresso inteligente do governo da igreja.

O chamado para o ministério:

 A vocação precisa ser definida, os dons precisam ser conhecidos pela pessoa, pois não afloram imediatamente à conversão. A qualificação leva um tempo considerável. Ex. Jesus esperou, mais de dois anos para formar o colégio apostólico, e os liberou depois de terem recebido o batismo com o Espírito Santo. Paulo também teve três anos de preparo pessoal com o Senhor Jesus no deserto da Arábia.

Questões importantes sobre o chamado ministerial:

Há um chamado universal para que todo cristão testemunhe de Cristo e discipule novos convertidos, especialmente os que a pessoa ganha, e há chamado específico para o serviço do Senhor.

A chamada para o ministério passa pelo processo da convocação, do preparo e do treinamento para acontecer o envio responsável.

  1. Evidências externas do chamado ministerial (Pag. 42,43)

Evidências internas do Chamado Ministerial

  1. Definição de Chamado:

 Trata-se da convocação interna de Deus para o exercício de um determinado ministério. É uma das obras de Deus.

Os que são chamados para o ministério passaram pela experiência inigualável da seleção do Senhor da igreja para a obra do ministério, continuando o trabalho do Mestre, cumprindo a grande comissão. (Mt 28.19-20).

É o próprio Deus que chama e capacita, equipando o servo do Senhor para pastorear, ensinar, evangelizar, pregar ou fazer missões.

Atenção! A busca pelo preparo ministerial em uma escola teológica não substitui o acompanhamento e o mentoreamento pastoral ao seminarista. E no sentido de formação ministerial, a igreja local é o útero gerador de ministérios e a escola teológica o berçário!

Teologia Bíblica do Chamado

Nas Escrituras, do começo ao fim, Deus é o Senhor que chama. (Rm 11.29). Este chamado divino tem um aspecto de excelência, a tarefa que ele nos entrega é para pregar o Evangelho, discípula, ensinar a Palavra, exercer autoridade espiritual em nome de Jesus para curar e libertar, ser usado no poder do Espírito Santo, na variedade dos dons espirituais, treinar outros vocacionados nos reproduzindo saudavelmente neles, plantar igrejas e edifica-las, cuidar do rebanho dele e aperfeiçoar os santos para que se tornem maduros em Cristo, preparando-os para viver uma vida cristã terrena agradável a Deus e para a eternidade.

Aspectos a considerar enquanto vocacionado

Aspectos negativos a considerar:

Farão grandes males aqueles que entrarem no ministério por vaidade, impulsividade pessoal sem direção divina. No ministério não há lugar para uma vocação baseada na emoção, não há lugar para mera ambição por poder ou por lucros. Nem para autoglorificação ou autopromoção e não cabe preguiça.

  1. As qualificações do vocacionado

As áreas de exigências para que o vocacionado seja qualificado são:

Exigências espirituais

Exigências Emocionais

Exigências morais

Exigências sociais

Exigências intelectuais

Exigências Experimentais

  1. Definições e características dos Dons Ministeriais (Ef. 4.11-12).

As finalidades dos dons ministeriais são: O aperfeiçoamento dos santos; desempenho do ministério; aperfeiçoamento do corpo de Cristo.

São cinco os dons de ministérios apresentados nas escrituras. Vejamos agora mais de perto como são as operações deles e como eles se manifestam nos dias de hoje.

Dom de Apostolo

O dom de apostolo é o dom de autoridade para comunicar sobre o reino de Deus, de forma a liderar. Pode vir a formar igreja, ter uma visão de Deus, liderar igrejas.

Dom de Profeta

O dom de profeta é o dom de transmitir a mensagem de Deus. Motivar, corrigir, trazer justiça, mostrar com clareza a vontade de Deus.

O profeta geralmente confronta o pecado ele traz o conselho de Deus.

Dom de Evangelista

O dom de evangelista é o dom de comunicar as boas novas do evangelho. O evangelista de forma natural divulga o reino de Deus e tem capacidade especial para compartilhar da mensagem de salvação para as pessoas e ganha-las para Cristo.

Dom de Pastor

O dom de pastor é o de cuidar do povo de Deus. O pastor ama, ensina, treina e envia. Ele é responsável pelo amadurecimento espiritual da igreja.

O pastor é quem alimenta as ovelhas quem vigia para que elas não sejam atacadas.

Dom de Mestre

O dom de mestre é o dom especifico de ensino do reino de Deus. A pessoa que exerce este dom tem facilidade em explicar para as pessoas a respeito de Deus.

Deus nos ensina as suas verdades. Este dom é para igreja ser instruída e edificada.

Jesus muitas vezes foi chamado de mestre.

O Espírito Santo é o nosso mestre.

  1. Teste para descobrir o seu ministério

O objetivo central destes dons é o “aperfeiçoamento dos santos” em Efésios 4:7-16

O versículo12 indica que o objetivo central destes dons é o “aperfeiçoamento dos santos”, ou seja, treinar, equipar, adestrar, aparelhar. Ou seja:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com