O Trabalho Academico
Artigos Científicos: O Trabalho Academico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 13131395 • 20/9/2014 • 1.385 Palavras (6 Páginas) • 300 Visualizações
A Organização da vida universitária
Ao começar essa nova etapa de sua formação escolar, a etapa do ensino superior, o estudante se dá conta de que se encontra diante de novas exigências, novas posturas, de novas tarefas para dar continuidade de sua vida de estudos.
Em primeiro lugar, o estudante tem que se conscientizar que está diante de novas condições de aprendizagem e que isso exige do mesmo maior autonomia na efetivação da aprendizagem.
Em segundo lugar, o aluno deve empenhar-se num projeto de trabalho altamente individualizado, apoiado no domínio e no manejo de uma série de instrumentos que devem esta contínua e permanente ao alcance de suas mãos, ou seja, o estudante deve criar ao longo de sua formação escolar superior sua própria biblioteca, esse material didático vai lhe servir de base e de complementação da aprendizagem adquirida em sala de aula.E não mais, estudar um dia antes das provas e sim, sempre tirar um tempo para o estudo, para o conteúdo dado pelo professor não seja esquecido, mas que seja fundamentado através dos livros de autores da área.
Os instrumentos de trabalho
A formação universitária acarreta quase sempre atividades práticas de laboratórios ou de campo. Contudo antes de chegar nessas aulas, praticas é necessário um embasamento teórico.
Esse embasamento é feito através do ensino em sala de aula, mas é garantida pelo estudo pessoal de cada estudante. Para isso, o estudante precisa começar a formar sua própria biblioteca, essa biblioteca deve ser especializada e qualificada. E no determinado tempo, essa biblioteca deve ser explorada pelo estudante.
Todo esse material, servira de fonte de consulta e irá complementar as exposições dos professores em sala de aula.E se o aluno tiver esse material ele poderá te um embasamento teórico muito bom, pois temos que aprender a teoria para exercermos a pratica. E com esses estudos o professor poderá adiquirir conhecimentos para repassar para seus alunos de forma com que eles entendam e queiram correr atrás de conhecer o assunto mais aprofundadamente.
Sobre os instrumentos de trabalho de que o universitário deve munir-se, é preciso dar ênfase as revistas. A função da revista enquadra-se na vida intelectual do estudante enquanto lhe permite acompanhar o desenvolvimento de sua ciência e das ciências afins. Deve ser igualmente estimulada entre os universitários de maneira incisiva, a participação em acontecimentos extraescolares, tais como simpósios, congressos, encontro semanais etc.Essas participações dará ao aluno um pensamento critico sobre tal assunto, pois serão algumas vezes vários profissionais palestrando sobre o mesmo assunto, e assim o aluno poderá formular seu próprio pensamento.
É recomendável a assinatura de alguém periódico de seu campo de conhecimento e formação.
As disciplinas não se isolam no contexto teórico: se o curso do aluno define o núcleo central de sua especialização, é de se notar que sua formação exigira igualmente abertura de complementação para áreas afins, com o objetivo de ampliar o referencial teórico.Ou seja, é de suma importância o aluno obter mais conhecimentos sobre os assuntos tratados pelos professores fora da sala de aula.
Vale resaltar que um dos instrumentos para o trabalho cientifico disponiveis atualmente é a tecnologia informacional,como a rede mundial de computadores,a internet e ao muitos recursos comunicacionais da multimidia.Esse instrumento usado de forma adequada ajuda muito o desenvolvimento e o crescimento profissional aluno, pois a tecnologia é acessivel em qualquer lugar.
O aproveitamento das aulas.
Esse material didático cientifico dever ser considerado pelo estudante como base para seu estudo pessoal, que vai complementar os dados adquiridos nas salas de aula. As informações colhidas nas aulas expositivas, nos debates em grupo, nos seminários e conferencias são assinalados, num primeiro momento, de maneira precária e provisória, nos cadernos de anotações. Ao retornar em casa o estudante vai submete-la a um processo de correção. O contexto ajudara tanto mais que o que importa reter não é o texto da exposição do professor, mas as ideias principais.E novamente se aprofundar na matéria dada,buscando e estudando em livros, na internet, e outros.
Vale ressaltar que para tomar notas de uma aula, de uma palestra, de um debate, não é preciso gravar ou escrever, palavra por palavra, porque assim vai atrapalhar a concentração do ouvinte para pensar no que está sendo dito, e assim prejudicando o aluno a obter conhecimentos,porque o ouvinte acaba se preocupando mais em escrever tudo que o professor e esquece de ouvir o que o professor esta falando .
O melhor que se faz é ir registrando palavra ou expressões que traduzem conteúdos conceituais. Portanto, vai-se registrando uma sequência de categoria, sem precisa escrever exatamente o que está dizendo. Ao ir registrando essas categorias, deve-se separa-las por barra transversal /.E sempre lembrar de escrever de forma com que entenda.
Tratando-se de dados objetivos ou de conceitos precisos que ficaram incompletos, é hora de recorrer às obras básicas de referência. Logo depois, as informações que merecem ser assimilados, são passadas pra as fichas de documentação. Observe-se que ao proceder assim o aluno está trabalhando de maneira inteligente e racional, realizando simultaneamente todas as dimensões da aprendizagem. Em nenhum momento está preocupando-se em “decorar” ou “memorizar”. Isso vai acontecer espontaneamente.
A orientação para a revisão da matéria vista
...