O VELEJEIROOOOOOOOOO
Casos: O VELEJEIROOOOOOOOOO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tany • 18/10/2013 • 907 Palavras (4 Páginas) • 158 Visualizações
2 EMPRESA 1
Identificação
Nome: JB Gabriel Confecções LTDA
Setor: Varejista
Porte: Micro
Cidade: Ibipeba – BA
2.1 ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS DA JB GABRIEL
Com pouco mais de dois anos de mercado a JB Gabriel é uma empresa de varejo que iniciou suas atividades em dezembro de 2010 com apenas dois funcionários. Atualmente vem buscando seu lugar no mercado de confecções, cama, mesa e banho, possui uma receita bruta anual em torno de R$180.000,00 e 5 empregados classificando-se como micro empresa pelo SEBRAE.
Nova no mercado e sem muitos recursos não é sistematizada possuindo apenas um computador para controle de caixa e não possui banco de dados de clientes.
Os preços dos produtos são determinados pelo proprietário. O aumento sobre o preço varia de 50% a 100% de acordo com produto.
Eventualmente quando se tem baixo fluxo na loja é feito uma divulgação de ofertas por meio de carro de som.
Para se manter atrativa no mercado a empresa faz shopping de preços no concorrente, compara o valor e diminui o preço sempre com cuidado com a porcentagem do lucro.
A empresa nunca sentiu a necessidade de fazer uma entrevista de satisfação, mas procura sempre dar atenção às queixas de seus clientes quanto à falta de determinados produtos e demais reclamações.
O controle bancário da organização fica por conta do proprietário que faz a gestão de entradas e saídas de sua conta jurídica comparadas com notas fiscais de clientes e prestadores de serviços e pelo controle diário de caixa.
Como investidor tímido, moderado o empresário utilizou capital próprio e não pegou empréstimos tão pouco fez financiamentos para abertura da empresa. A empresa adquiriu cartão empresarial por meio da conta jurídica, conseguiu segurança, comodidade no controle bancário no internet banking, pagamentos transferências utilizando débito em conta ou pagamento pelo cartão, redução na taxa de juros e maior prazo para pagamentos.
O gestor conhece o básico de questões fiscais e monetárias e utiliza o serviço de um contador para estar sempre dentro das normas e agir de acordo com as leis vigentes. Quanto às questões cambiais o empresário novato no ramo não possui nenhum conhecimento.
A organização possui uma deficiência muito grande na questão do prazo de pagamento dos fornecedores, sendo assim, o prazo repassado para os clientes também é muito curto. Seria necessária uma negociação com fornecedores a fim de aumentar os prazos para pagamento, nesse caso a empresa poderia propor um acordo onde ambas fossem beneficiadas, como aumentar a compra e o prazo consecutivamente. O importante é transformar conflito em entendimento.
Com prazos maiores a empresa aumentaria seu capital de giro e facilitaria no balanço patrimonial já que o proprietário é quem faz o mesmo de maneira informal e só eventualmente quando tem alguma dúvida procura um profissional da área contábil.
2.1.1 Identificação do Problema
Em tempos modernos tudo é informatizado, digitalizado, porém na JB utilizam-se diariamente processos manuais como emissão de notas.
Os preços de venda dos produtos são determinados apenas com uma porcentagem relativa, o administrador não tem noção da margem de lucro em longo prazo, custo benefício, não pondera a rotatividade em relação ao valor do produto.
O marketing, propaganda considerada alma do negócio não tem sido bem utilizado, apenas eventualmente.
O cliente é o patrão de todos que trabalham com prestação
...