O Venteio e Mantrailing
Por: João Tomás Fonseca Batista • 10/1/2022 • Dissertação • 385 Palavras (2 Páginas) • 260 Visualizações
Venteio
Vertente cinotécnica da busca e salvamento onde o cão fareja o odor humano (odor não específico) transportado no ar. A postura de trabalho característica do cão de venteio é de focinho no ar, exceto no caso da busca por vítimas de avalanche, por exemplo, onde este baixa o focinho para detetar o odor humano que se liberta do gelo que soterra a(s) vítima(s) da avalanche. Normalmente, nesta vertente, os cães trabalham sem trela.
O cão de venteio ignora as deposições de odor no solo e procura apenas correntes de ar que transportem odor humano. O odor humano corresponde à degradação microbiana (por bactérias) das células mortas que se destacam do nosso corpo a uma taxa de 40.000/min, sendo a sua duração e intensidade influenciada pela temperatura e humidade ambiente.
Uma vez que detete odor humano no ar, o cão começa a reduzir a amplitude das “linhas” de trabalho que efetua para bater uma determinada área, afunilando a área de busca até à fonte de odor (a pessoa). Nesse caso, diz-se que o cão apanhou o cone de odor.
Mantrailing
Vertente cinotécnica da busca e salvamento onde o cão segue o odor de uma pessoa em particular (odor específico) que se deposita no chão à sua passagem. A postura de trabalho característica do cão de mantrailing é de focinho para baixo, podendo seguir o odor a vários metros (aproximadamente 5 m) de distância do percurso da pessoa, podendo efetuar um percurso ligeiramente distinto do que a pessoa efetuou. Normalmente, nesta vertente, o cão trabalha com trela, uma vez que, por vezes, pode ficar tão focado no odor que segue que pode ter que ser controlado – na travessia de uma estrada, aproximação de um obstáculo, etc. – para sua segurança.
Contrariamente ao cão pisteiro ou de rasto, que trabalha com o focinho no chão e segue um rasto (odor humano depositado no solo, solo quebrado, vegetação e insetos pisados, etc.) pegada a pegada, o cão de mantrailing, regra geral, apenas baixa o focinho para farejar o odor depositado no solo a cada 3-4 pegadas.
Uma vez que o cão de mantrailing procura uma pessoa em particular, no início do seu trabalho de busca é-lhe sempre apresentado um objeto que tenha sido tocado, manuseado ou usado pela pessoa em questão (pré-odor ou scent article), tendo retido o seu odor.
Formadora de Fevereiro Alis Dobler
...