O estudo do sistema de aquecimento solar
Tese: O estudo do sistema de aquecimento solar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeremiasoliveira • 25/5/2014 • Tese • 1.595 Palavras (7 Páginas) • 501 Visualizações
PASSO 2
Pesquisar sobre o funcionamento de um sistema de aquecimento solar, observando a função de cada elemento que compõe esse sistema. Também pesquisar sobre os materiais que podem ser utilizados para a construção de um aquecedor solar de baixo custo.
Funcionamento: A caixa de água fria abastece o boiler; O boiler abastece as placas com a água fria; As placas absorvem o calor do sol e aquecem a água; A água aquecida retorna ao boiler e é armazenada; O boiler é térmico e conserva sua temperatura; A água sai quente do boiler para o consumo.
Principais elementos de um aquecedor solar: Placas Solares – Normalmente instaladas nos telhados das casas, as placas solares devem ser posicionadas bem orientadas para o sol, evitando-se áreas de sombreamento. Cada placa solar absorve a energia do sol e aquece a água que circula em seu interior. Boiler– Na maioria das instalações solares o boiler ou armazenador térmico é instalado dentro dos telhados, entre a caixa de água fria e o topo das placas dos coletores solares. Sua principal função é a de armazenar a água aquecida pelas placas conservando-a quente até o momento do consumo. Caixa d’água – Normalmente, a mesma caixa que água abastece os pontos de consumo de água fria da residência e o próprio boiler. Geralmente, é uma caixa de água fria comum encontrada em qualquer residência. Abastecimento de água fria – Tubulação que liga a caixa de água fria ao boiler, abastecendo-o de água fria. Abastecimento das placas – Tubulação que liga o boiler às placas, abastecendo-as de água fria. Retorno das placas – Tubulação que leva a água aquecida nas placas para o boiler. Água para consumo – A água quente armazenada no boiler sai pronta para consumo. O Sol – Energia solar, natural e limpa que oferece conforto, economia e preserva outros recursos naturais. A possibilidade de aproveitar ou adaptar as instalações hidráulicas do chuveiro e a utilização de materiais de baixo custo, disponíveis no mercado, foi fundamental para esse avanço. Os principais materiais são: a caixa d’água, a placa de forro (divisória de PVC) e os tubos de PVC comuns. A associação dos materiais de baixo custo e o aproveitamento das instalações hidráulicas residenciais permite o retorno do investimento de 4 a 8 meses. Atualmente existem centenas de sistemas ASBC instalados em diversas cidades brasileiras.
PASSO 3
Definir uma residência que será objeto de estudo e que não possua sistema de aquecimento solar. Observar, nessa residência, o sistema de armazenamento de água, verificando todas as fontes de abastecimento
...