O que nao se enquadra mais com a realidade que vivemos
Tese: O que nao se enquadra mais com a realidade que vivemos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: snichele • 9/10/2013 • Tese • 867 Palavras (4 Páginas) • 304 Visualizações
Buscando abandonar a velha gestao burocratica, as novas organizaçoes tem procurado por alternativas diferenciadas para sua gestao organizacional.
A buracracia representa um modelo de organização social que dominou o mundo a partir do século XIX, a qual foi amplamente difundida e popularizada pelo sociólogo alemão Max Weber.
Posteriormente seus conseitos básicos migrarão para o campo da administração, sob forma de gestão organizacional, que foi largamente adotada pelas organizaçães. Tinha como objetivo organizar, detalhar e dirijir de forma rigida as atividades, gerando inflexibilidade, tarefas rotineiras, autoridade centralizada e padronização.
O que nao se enquadra mais com a realidade que vivemos.
Em busca de resultados mais rapidos, eficiêntes e com menores custos, as novas organizações estao cada vez mais abrindo suas portas para novos profissionais liberais chamados de freelancers, que sem qualquer especie de contrato formal de trabalho nao querem ficar trancafiados em uma sala, na mesma bancada, com os mesmos colegas, com as mesmas tarefas, e sim ter a liberdade de escolher onde, quando e de que forma querem trabalhar. Seja da própria casa, ou de um escritório coletivo, em meio a pessoas que nunca viu antes e que trabalham em organizações totalmente diferentes. Onde um administrador hoje pode estar ao lado de um engenheiro e amanhã no mesmo local estar ao lado de um advogado.
tais organizaçães diferenciam-se das demais democraticas por permitirem que seus freelancers tenham suas proprias decisões e tenham atividades diferenciadas, pois ao executar a tarefa proposta pode partir para outra, que for de seu interesse.
como um bom exemplo de organizaçao moderna podemos citar a Google, seu es critorio no Brasil é adepto de uma gestao diferenciada, seu objetivo é proporcionar o bem estar aos colaboradores,fazer com que sintam-se bem no local de trabalho e nao queiram sair. um ambiente descontraido e alegre, onde cada colaborador pode enfeitar sua bancada da maneira que lhe agradar, e quem banca este custo é a empresa. no refeitorio da empresa jogos de bilhar e pebolim, que sao bastante disputados durante o intervalo ,dividem espaço com as mesas.e para quem prefere relaxar ha tambem uma sala dotada de confortaveis poltronas, redes, televisores e video games, e guloseimas a vontade. segundo alexandre hohagen diretor do escritorio da google no brasil, um colaborador que se sente bem no ambiente de trabalho se empenha e produz mais.
ja em uma organizaçao que opera com uma das formas de gestao classica, nao encontramos este interesse da empresa pelo colaborador, este deve apenas cumprir seu papel, chegar pela manha, realizar as tarefas que lhes forem atribuidas e ir embora no fim do espediente. trabalhadores comuns.
mais comum em empresas que atuam na area tecnologica, os freelancers vem ganhando mais espaço dentro das organizaçoes, em contra partida os trabalhadores tradicionais estao perdendo seu lugar.
pesquisas recetentes realizadas pela empresa de concultoria Elance, demostram que o numero de freelancers cresceu cerca de 15,3% apenas no ultimo ano. Segundo o Freelancers union sindicato dos profissionais amerericanos, os freelancers, somam juntos mais de um terço dos trabalhadores dos estados unidos. ja na alemanha este numero é ainda maior, apenas metade das pessoas trabalham em media quarenta horas semanais para o mesmo empregador.
diretores e executivos de escritorios brasileiros, afirmam que devido a grande busca de profissionais em curto espaço de tempo, o numero de freelancers vem crescendo rapidamente dentro das organizaçoes.
por nao possuirem um contrato formal de trabalho, os freelancers assim como os trabalhares tradicionais tem vatagens e desvantagens
vantagens;
o horario: podem definir sua propria
...