O que é gerenciamento financeiro e negócios Orçamentária.Tipos
Seminário: O que é gerenciamento financeiro e negócios Orçamentária.Tipos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Anderchoquinho • 23/11/2013 • Seminário • 1.484 Palavras (6 Páginas) • 276 Visualizações
O que é Administração Financeira e Orçamentária.Tipos de negócios.
A administração financeira empírica, poderá colocar em risco a sobrevivência da empresa, uma vez que não há como se detectar o que especificamente não está de acordo com o projetado, dificultando assim a tomada de ações corretivas, para que o resultado projetado seja alcançado de forma e no período planejado. Através do planejamento financeiro, a pequena empresa poderá aferir os resultados esperados com os obtidos e traçar estratégias de participação no mercado, de modo que seja possível alcança-las, considerando-se a capacidade de produção e comercialização da empresa.
Outros aspectos também caracterizam as empresas de pequeno porte como:
A representatividade das micro e pequenas empresas no contexto da economia brasileira tendo como destaque os setores de comércio e serviços.
A informalidade em que operam e trabalham, não pagando impostos, não registrando os funcionários e não emitindo notas fiscais, assim não existindo para a legislação.
Os pontos quantitativos e qualitativos são :
. Quantitativos: considera-se como os principais problemas enfrentados a falta de um sistema contábil organizado nas micro e pequenas empresas e a pouca confiabilidade de alguns dados obtidos nos levantamentos, principalmente nos censos econômicos.
. Qualitativos: são considerados os critérios que se referem à forma de administração e ao tipo de inserção no mercado como:acesso ao mercado de capitais e inovações tecnológicas; existência de divisão do trabalho especializado; nível de especialização da mão-de-obra, etc...
Os aspectos que afetam a gestão das pequenas empresas são os pontos fortes e fracos da empresa, que são ditos assim:
. Pontos fortes: podem ser considerados pontos fortes da pequena empresa, a maior flexibilidade devido a menor burocracia; maior agilidade na tomada de decisão por depender de um número reduzido de pessoas; maior comunicação entre os membros da empresa, tornando o processo mais eficaz do que em empresas maiores; uma relação mais integrada com o público da empresa que são os empregados, clientes, fornecedores e a comunidade, e ainda a capacidade de oferecer um atendimento diferenciado e personalizado a seus clientes. A logística também é considerada um ponto forte, pois por poder estar próximo ao cliente final, o que proporciona um contato mais direto, a empresa poderá ter conhecimento mais rápido de suas necessidades, gerando a possibilidade de rápida adaptação, por causa de sua flexibilização.
. Pontos fracos: como pontos fracos, são considerados: a má gestão, tida como responsável por 90% dos fracassos, ocasionada pela falta de conhecimento que envolve os 4 princípios da administração e instrumentos básicos de gestão, além da falta de recursos financeiros e dificuldade na obtenção de crédito; falta de capacidade para enfrentar momentos de instabilidade e dificuldade da empresa; falta de profissionais qualificados; burocracias gerais; acato a imposições de preços de grandes fornecedores e clientes; concorrência das grandes empresas; disponibilidade de desentendimentos entre os proprietários e ocorrência de eventos pessoais; visão á curto prazo; desinformação sobre os principais acontecimentos econômicos, políticos e sociais no Brasil e no mundo, e a falta de disciplina e organização.
A importancia dos planejamentos dentro da empresa são quando, os planejamentos são desenvolvidos na pequena empresa, os mesmos são caracterizados pela informalidade, atribuída a falta de técnicas matemáticas no planejamento, dando-se ênfase à subjetividade.
Elas podem ser mais recomendável a elaboração de planejamentos com a revisão semestral ou trimestral do que anual, mas na situação atual, o planejamento é normalmente usado para livrar a pequena empresa de uma dificuldade do momento e não para evitar futuros problemas, o que torna ainda mais curtos os prazos naturais de planejamento das pequenas empresas .
Os planejamentos financeiros podem ser estratégicos (á longo prazo) ou operacionais (á curto prazo). Os planejamentos estratégicos direcionam a formulação de planos e orçamento operacionais á curto prazo e fazem parte de um planejamento integrado que, em conjunto com os planos de produção, marketing e outros, utilizam-se de uma série de premissas e objetivos para orientar a empresa a alcançar seus objetivos estratégicos.
Os planejamentos operacionais são ações planejadas para um período curto, acompanhadas da previsão de seus reflexos financeiros, tendo como insumos a previsão de vendas de várias formas de dados operacionais e financeiros. Os resultados obtidos são os orçamentos operacionais, o orçamento de caixa e as demonstrações financeiras projetadas.
Através do planejamento, a empresa poderá ter conhecimento do nível de financiamento necessário para se dar continuidade às operações de uma companhia, oportunizando ao gestor decidir quando e como a necessidade de fundos será financiada. Com isso deve se ter um controle de caixa muito bom, pois a previsão de caixa preparada pelo administrador financeiro somente terá sucesso com o esforço conjunto dos vários departamentos da empresa. A previsão de vendas, as condiçoes das vendas, incluindo prazos de recebimentos, são geralmente de responsabilidade do pessoal de vendas.
A comunicação tem que ser muito eficiente essas horas, porque suas atividades exige constante comunicação entre os diversos setores e o setor financeiro é fundamental para o sucesso do gerenciamento das disponibilidades.
Para se montar um fluxo de caixa, tem que seguir um seguinte exemplo de montagem de fluxo de caixa, que é mais ou menos assim:
o O periodo inicial é fevereiro de 20 X 0;
o O periodo projetado será até outubro de 20 X 0;
o Saldo de R$ 22.600,00 com incio em junho;
o Condições dos negócios operacionais:
o As vendas serão em 4 parcelas postecipadas;
o As compras serão em 3 parcelas antecipadas.
o O saldo de caixa deve ser ajustado mensalmente em R$ 3.000,00;
o Deve-se efetuar empréstimos quando da falta de caixa a uma taxa de juros de 4% ao mês;
o A sobra de caixa deverá ser aplicada com remuneração
...