O que é sociologia?
Artigo: O que é sociologia?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gibranca • 8/4/2014 • Artigo • 401 Palavras (2 Páginas) • 303 Visualizações
O que é Sociologia?
A sociologia visa estudar os comportamentos dos seres humanos em grupos, deixando a visão individual de cada ser, tornando-as mais abrangentes, desta forma qualquer atitude simples entre indivíduos a sociologia aponta vários fatores que interfere diretamente na sociedade.
É preciso buscar rotineiramente um pensamento mais amplo para se libertar das “mesmices” vividas diariamente em nosso meio pessoal, familiar. O estudo desta ciência social nos ajuda em nossa vida, proporcionando uma consciência do modo de viver diferenciado do qual vivemos, nos dando um entendimento dos problemas dos outros. Também é utilizada para ajudar nas iniciativas políticas, podendo transformar essas ações em sucesso ou em um fracasso, ainda a utilizamos para nosso próprio esclarecimento, podendo influenciar no nosso futuro.
As grandes responsáveis pelo surgimento da sociologia foram a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, elas trouxeram valores importantes como a liberdade e igualdade sobre o modo de viver tradicional, desde então pensadores começaram desenvolver uma nova compreensão do mundo social.
Vários pensadores contribuíram para a criação do pensamento sociológico, sendo o Augusto Comte o criador da palavra “sociologia”. Comte tentou criar uma ciência que explicasse as leis da sociedade humana, podendo ajudar e influenciar no destino e na harmonia da mesma. Ele elaborou idéias para a reconstrução da sociedade francesa e para todas as sociedades humanas, onde padronizaria e ajudaria a manter a sociedade unida mesmo com as desigualdades. Essas idéias nunca foram realizadas para a reconstrução da sociedade, mais foram extremamente importantes para profissionalização da sociologia.
Émile Durkheim defendia que fenômenos sociais devem ser explicados através de técnicas especificamente sociais. Durkheim provocou outros sociólogos a estudar as coisas como elas realmente são e estabelecerem novos pensamentos, causando uma força maior na sociologia que os estudos de Comte.
Karl Marx foi um dos pensadores que mais influenciaram na história da sociologia, suas idéias sociais e políticas transformaram muitas nações. Em seu ponto de vista a mudança social é feita pela economia, e não por valores ou idéias dos indivíduos.
Max Weber foi influenciado pelos pensamentos de Marx, mais não concordava que a economia era a principal influencia na mudança social, mais sim que valores, idéias, tinham maior relevância nesta mudança.
Mais recentemente foram estabelecidas teorias, são o funcionalismo que enfatiza que indivíduos trabalham juntos para o beneficio da sociedade, a abordagem de conflito que é caracterizada pela divisão na sociedade, e o interacionismo que é composto pela ação e interação dos membros que compõe a sociedade.
...