O que é um Sistema de informação?
Por: Bruno Porto • 20/11/2018 • Trabalho acadêmico • 856 Palavras (4 Páginas) • 156 Visualizações
Introdução
O que é um Sistema de informação?
É um sistema , seja ele manual, computadorizado ou automatizado, no qual abrange entidades e/ou métodos organizados para processar dados, que se resulta em informações para o cliente.
O que é Análise Essencial?
É o estudo de um problema existente, porém ainda não modelado. É o refinamento da análise estruturada. Uma das premissas é descrever o sistema de uma maneira independente de restrições tecnológicas, proporcionando uma solução ideal em relação ao problema apresentado.
No modelo essencial devemos considerar, no momento de sua confecção, a existência de uma tecnologia perfeita, na qual não apresenta limitações.
A análise essencial e dividida em dois tipos de modelo, o modelo ambiental e o modelo implementação
O modelo ambiental é voltado para o ambiente em que o sistema está inserido, representa a interface do sistema, interação com o mundo externo. Já o modelo de implementação e voltado para o comportamento interno, mostrando como o sistema deve reagir aos estímulos do ambiente.
Fundamentos da Análise Essencial
Requisitos de sistema
Para definir os requisitos, primeiramente deve-se pensar nos eventos que afetam o sistema, pois é através deles que os pólos, dado e função do sistema, se unem.
O sistema deve ser apresentado sem restrições tecnológicas, assim, mostrando a verdadeira essência, revelando os requisitos verdadeiros, essências, considerando a existência da tecnologia perfeita
A tecnologia perfeita proposta por McMenamim & Palmer propõe a tecnologia ideal, sem limitações, consumos e desgaste de recursos são zero, a capacidade de armazenamento é infinita, não apresenta erros dentre outros recursos sem limitações.
O que são requisitos verdadeiros?
Também conhecido como requisitos lógicos, é a capacidade que um sistema possui para cumprir, com sucesso, sua finalidade; independente de como o sistema foi desenvolvido.
Um conjunto de requisitos verdadeiros é chamado de essência do sistema, os quais são essenciais para atender as funcionalidades principais do sistema.
Os requisitos falsos é indiferente para o sistema, pois não influencia o sistema a cumprir sua finalidade.
Componentes da Essência do Sistema
Evento: É definido como um acontecimento do mundo externo requerendo uma resposta do sistema.
Estímulo: É o gatilho para se ativar uma função do sistema.
Resposta: É o resultado gerado pelo sistema.
Diagrama de Fluxo de Dados (DFD)
É uma técnica usada na programação cujo seu objetivo é representar, graficamente, o fluxo de dados em um sistema de informação. Ele fornece apenas uma visão geral do sistema.
O DFD mostra o tipo de informação que vai entrar/sair, para onde virão/irão e onde serão armazenados. Não é apresentado as informações sobre a temporização dos processos ou se as informações irão operar em sequência ou em paralelo.
“Um DFD é uma ferramenta de modelagem que nos permite imaginar um sistema como uma rede de processos funcionais, interligados por “dutos” e “tanques de armazenamento de dados". ”
(Edward Yourdon)
Se os relacionamentos entre os dados são mais importantes que as funções, os DFD’s podem receber menos importância e a dedicação passa para o DER - Diagrama de entidade de relacionamento.
Definições:
Processo: atividades que mantém às informações.
Depósito de dados: informações armazenadas pelo processo.
Entidade Externa: é uma entidade que não faz parte do escopo do sistema, que é fonte ou destino das informações.
Fluxo de Dados: é o caminho pelo qual as informações passam para se obter uma resposta do sistema.
Dicionário de Dados
O dicionário de dados define o significado de toda a informação usada na construção
...