O significado da introdução da palavra e suas variáveis ao longo da história
Seminário: O significado da introdução da palavra e suas variáveis ao longo da história. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: prisegreto • 21/11/2013 • Seminário • 1.631 Palavras (7 Páginas) • 473 Visualizações
O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história.
Administração, é o processo de tomar decisões que faz as organizações serem capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingirem seus objetivos.
É o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos com o objetivo de alcançar metas definidas.
A administração é uma palavra que vem do latim ‘’administratione’’, que significa gerência, direção, a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.
Henri Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do administrador, prever, organizar, coordenar, comandar e controlar . Além de Fayol, Frederick Taylor, Henry Ford e Max Weber contribuíram, com teorias, nos primórdios da Administração.
Atualmente, sobretudo, com as contribuições da abordagem neoclássica da administração, em que um dos maiores nomes é Peter Drucker, os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar . Escolas de administração sustentadas pela teoria administrativa como soluções práticas, e que surgiram no decorrer da história:
Escola clássica ( eficiência dos processos produtivos combate ao desperdício, administração como processo, eficiência do modo burocrático de organização.)
Sendo os principais nomes:
Frederick Winslow Taylor
Henry Ford
Henri fayol
Max Weber
Evolução da escola clássica (escola neoclássica), Estrutura organização estratégia, eficácia da organização, administração da qualidade, sistema Toyota de produção.
Nomes principais:
Pierre Du Pont
Alfred Sloan
Enfoque (escola comportamental) (diferenças individuais, liderança, motivação, cultura organizacional, ética e responsabilidade social.
Enfoque sistêmico (ou pensamento) (complexidade, sistemas.O pensamento sistêmico está presente nas outras trilhas da ‘’selva de teorias’’.
Revolução industrial e seu contexto
A revolução industrial ocorreu no século XVIII e se deu em virtude das invenções das máquinas á vapor, e da substituição da mão de obra humana por elas, para mais rapidez na produção dos produtos, e consequentemente melhores lucros, em contra partida diminuindo os postos de trabalho e desvalorizando o trabalho dos artesões, vários empresários, então, começaram a investir nas indústrias e as fábricas se espalharam por toda a Inglaterra, sendo esse período, chamado pelos historiadores de revolução industrial . No século XIX a Revolução Industrial chegou até a França e com o desenvolvimento das ferrovias cresceu ainda mais.
Chegou até a Alemanha e só no final do século XIX, na Itália e na Rússia, já nos EUA, o desenvolvimento industrial só se deu na segunda metade do século XIX.
No Japão, só nas últimas décadas do século XIX, quando o Estado se ligou à burguesia (o governo emprestava dinheiro para os empresários que quisessem ampliar seus negócios, além de montar e vender indústrias para as famílias ricas), é que a chamada industrialização começou a crescer. O Estado japonês esforçava-se ao máximo para incentivar o desenvolvimento capitalista e industrial.
A Revolução Industria l trouxe riqueza para os burgueses enquanto os trabalhadores viviam na miséria, muitas mulheres e crianças faziam o trabalho pesado e ganhavam muito pouco, a jornada de trabalho variava de 14 a 16 horas diárias para as mulheres, e de 10 a 12 horas por dia para as crianças.
Enquanto os burgueses se reuniam em grandes festas para comemorar os lucros, os trabalhadores chegavam à conclusão que teriam que começar a lutar pelos seus direitos.
O chamado ludismo foi uma das primeiras formas de luta dos trabalhadores.O movimento ludita era formado por grupos de trabalhadores que invadiam as fábricas e quebravam as máquinas.
Os ludistas conseguiram algumas vitórias, por exemplo, alguns patrões não reduziram os salários com medo de uma rebelião, além do ludismo , surgiram outras organizações operárias, além dos sindicatos e das greves.
Em 1830, formou-s e na Inglaterra o movimento cartista. Os cartistas redigiram um documento chamado “Carta do Povo” e o enviaram ao parlamento inglês. A principal reivindicação era o direito do voto para todos os homens (sufrágio universal masculino), mas somente em 1867 esse direito foi conquistado.
Desafio q Pão:
Primeiramente elaborar uma reunião com melhorias para a empresa, por escrito, para não deixar passar despercebido nenhuma falha que já foi constatada, após ter sido colocado no papel todos os pontos fracos da empresa, e, é claro os pontos fortes, identificado as falhas dos funcionários e do próprio Sr Bread .
Proposta
...