TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O tubo

Projeto de pesquisa: O tubo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Obras que apresentam cargas bastante elevadas, áreas com dificuldades de adoção de técnicas de fundação mais mecanizadas e regiões afastadas dos grandes centros urbanos favorecem a execução de fundações com tubulões.

Embora não seja indicada para pequenas estruturas, pois há soluções mais econômicas e que não apresentam riscos aos operários, essa solução exige execução manual para algumas das etapas, conforme recomenda a NBR 6122. Depois da sondagem do terreno, se o solo encontrado for de argila, a execução de tubulões está liberada. "É o solo mais apropriado para uma fundação desse tipo, pois não há risco de desmoronamento", O concreto utilizado para fundações com tubulões também não exige especificações mais severas. Em geral, pode ser utilizado um concreto de 20 MPa, com pedra 2, tanto para o fuste quanto para a base. Já para o encamisamento, os anéis de concreto cuja espessura de parede varia normalmente entre 6 e 10 cm devem ser produzidos com pedra número 1 ou pedrisco. A camisa metálica exige tubos de aço com até 1 cm de espessura de parede.

Definição

O tubulão é um tipo de fundação profunda de concreto. Porém, diferentemente da estaca que mantém sua dimensão ao longo de todo seu comprimento, no tubulão a base é alargada, isto é, o diâmetro da base é maior que o diâmetro do fuste. Deste modo, a maior parte de sua capacidade de carga provém do contato da base com o solo, enquanto que a estaca resiste aos esforços principalmente devido ao contato lateral com o solo.

Execução

Para a execução deste tipo de fundação deve-se primeiramente escavar, manual ou com auxílio mecânico, o fuste. Até aí o procedimento é similar ao de uma estaca escavada. Porém, para o alargamento da base, é necessário a descida de um operário até o fundo da escavação. Este funcionário, também chamado de "poceiro", será o responsável por abrir a base até a dimensão especificada em projeto. Por ser necessário que se desça um poceiro até a base para a execução do tubulão, deve-se tomar alguns cuidados: para evitar desabamentos que possam colocar o operário em risco, deve-se, ainda na fase de projeto, observar a resistência do solo para garantir sua estabilidade. Outro aspecto importante é o nível da água no momento da fundação: Se houver uma grande quantidade de água no tubulão, é impossível realizar o alargamento da base de modo seguro e satisfatório.

Classificação quanto à execução

Tubulão a céu aberto

O tubulão a céu aberto é utilizado em terrenos secos (ou com nível de agua a baixo do nível de solo resistente) e consiste em remoção do solo através de trado rotativo. A Basestrauss utiliza exclusivamente, equipamentos montados sobre esteira com funcionamento hidráulico, possibilitando grande versatilidade e perfuração em solo muito rijo. Uma vez instalado e nivelado, o equipamento inicia a perfuração e, a cada 2 metros, faz a retirada da haste para a remoção de terra das lâminas, os diâmetros variam de 70 a 150 cm.

Atingida a cota prevista em projeto, e confirmada as características do solo em comparação ao ponto de sondagem mais próximo, pode-se iniciar o alargamento da base (feita de forma manual) quando necessário.

Tubulão a ar comprimido

Esse é o método recomendado para solos com presença de lençol freático sem possibilidade de esgotamento, devido ao risco de desmoronamento das paredes do fuste. É necessário encamisar a estrutura do fuste com anéis de concreto ou tubos de aço, e alcançar o solo apropriado para fazer a base do tubulão.

A camisa representa uma segurança ao operário durante a descida manual em um solo ruim e serve como apoio para a campânula, equipamento de compressão e descompressão de ar que possibilita a atuação do poceiro abaixo do nível da água.

Os problemas durante a execução de tubulões a ar comprimido estão relacionados à segurança dos operários durante a compressão e descompressão da campânula. Por isso, esse tipo de fundação vem sendo adotado apenas para construção de pontes, viadutos e obras com grandes carregamentos. O engenheiro de obra deve estar atento aos procedimentos de entrada e saída de ar do equipamento. "Com uma pressão de 2 kgf/cm2, o operador demora em média 3 horas para descomprimir o equipamento",. Inspecionar os registros, os compressores e as mangueiras é também uma medida de segurança. Além de riscos à saúde do poceiro, o uso da campânula, da camisa e de todos os aparatos de segurança torna a fundação com tubulões a ar comprimido um sistema oneroso: pode ser cinco vezes mais caro do que fundações

Especificações quanto a segurança :

Podemos destacar quanto a segurança que o ideal é um canteiro que permita a entrada e a saída de equipamentos, boa mobilidade da equipe e dos materiais de construção, além de um layout que não precise ser mudado a cada etapa da obra.

Equipamentos a serem usados :

A campânula, o compressor de ar, os guinchos e o encamisamento utilizados para execução de tubulões a ar comprimido. Tubulões a céu aberto escavados manualmente necessitam apenas de um sarilho, balde e picareta se,na existência de água, pode ser utilizada uma bomba submersa.

Especificação quanto a regra de execução :

Não há uma regra geral de execução. Recomenda-se que os tubulões sejam escavados por etapas, terminando um para começar o outro, pois o risco do terreno desconfinar com uma série de furos não-concretados é muito maior.

...

Baixar como  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »