OBJETIVO DE INVESTIGAÇÃO DE CIÊNCIAS REAIS
Projeto de pesquisa: OBJETIVO DE INVESTIGAÇÃO DE CIÊNCIAS REAIS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jOSIANE123 • 25/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.960 Palavras (8 Páginas) • 209 Visualizações
O PRESENCIAL CONECTADO
nome do curso
nome do(s) autor (es) em ordem alfabética
ÁREAS DE ATUAÇÃO
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho elucida de forma sucinta e detalhada sobre os diversos temas.
Discorremos sobre o objetivo, principais características e o órgão regulamentador das ciências atuariais, que hoje é uma das ciências mais complexas e atual, na qual se prever riscos nas empresas de seguros, planos previdenciários e fundos de pensão.
Veremos a importância e função da controladoria e dos controles internos dentro das organizações e empresas, o comparativo da tributação acumulativo e não acumulativo.
Teremos uma explanação da elisão fiscal que é uma conduta licita e da evasão fiscal que é a utilização de meios ilícitos para evitar pagamentos de taxas impostos e tributos.
Sendo assim, faremos uma breve explanação dos conteúdos citados acima.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1. O OBJETIVO DE ESTUDO DAS CIÊNCIAS ATUARIAIS
Análise de riscos em administração de seguros, planos de previdência e fundos de pensão é a principal função das Ciências Atuariais, que utiliza conhecimentos nas áreas da matemática estatística e financeira. O profissional de ciências atuariais trabalha para analisar e quantificar esses riscos, também analisando as áreas de previdência complementar, planos de saúde e capitalização.
Seu objetivo central é detectar a probabilidade de ocorrência de danos e perdas nas empresas seguradoras e previdenciárias. Esse profissional também define o nível de reservas que cada empresas deve ter como garantia para o pagamento dos seguros contratados pelos clientes.
Por meio da matemática estatística e financeira, ele estuda o nível de incidência de doenças, falecimentos, acidentes de trabalho, acidentes de trânsito e perdas decorrentes por fenômenos naturais. As Ciências Atuariais está envolvida com o controle e planejamento de riscos financeiros de curto, médio e longo prazo.
Para trabalhar nessa área é necessário curso superior, no qual o aluno estuda matemática atuarial, administração, contabilidade, economia, direito, informática, filosofia e estatística. O recém formado pode atuar em empresas seguradoras, órgãos de governos, administradoras de fundos de pensão, empresas de capitalização, perícias judiciais, consultorias, mercado financeiro e atuar no magistério superior.
Muitas universidades, para implementar o conteúdo de seus cursos e divulgar a importância desses profissionais, têm buscado parcerias com empresas e instituições que atuam no setor. Há a previsão de expansão de mercado tanto para empresas quanto para a demanda de novos profissionais qualificados.
Historicamente, essa área do conhecimento tem origem no advento da probablidade, surgida na Inglaterra, em meados do século XIX. Nessa época, o título de “Atuário” era utilizado para designar o profissional que estudava frações de mortos e sobreviventes, acidentes e eventos da existência humana. Em outros países da Europa, o termo “Atuário” definia o matemático de seguros.
Porém essa prática profissional já existia no Império Romano, sendo Domitius Ulpiames, então prefeito de Roma, foi reconhecido como o primeiro “atuário” da História. A matemática atuarial tornou-se mais necessária quando, no século XVII, as coroas inglesas e holandesas decidiram vender títulos públicos aos seus súditos como forma de obtenção de renda vitalícia.
2.2 AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PROFISSIONAL ATUÁRIO
Para ser um atuário é necessário que o profissional se identifique com matérias exatas e domine muitos conceitos de matemática e economia. Outras características interessantes são: responsabilidade; capacidade de observação; visão de projeto; capacidade de concentração; capacidade de distinção de prioridades; interesse pelo mercado financeiro e pelo mundo dos negócios; facilidade de aprendizado; capacidade de gerenciamento e metodologia.
O Atuário é o profissional preparado para mensurar e administrar riscos, uma vez que a profissão exige conhecimentos em teorias e aplicações matemáticas, estatística, economia, probabilidade e finanças, transformando-o em um verdadeiro arquiteto financeiro e matemático social capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo.
2.3. A IMPORTÂNCIA E FUNÇÃO DA CONTROLADORIA DENTRO DA EMPRESA.
A controladoria tem se revelado um setor estratégico dentro das organizações empresariais na medida em que auxilia as empresas a obterem um adequado rendimento em suas operações, reduzindo desperdícios, focando na eficiência e sendo uma área muito importante no que diz respeito à tomada de decisões.
Um estudo sobre a contribuição que o setor de controladoria pode proporcionar para melhorar a eficiência nos resultados torna-se relevante, uma vez que contribuirá para revelar as organizações propostas que poderão ser implementadas e assim obter um maior grau de controle dentro das empresas.
O aumento da complexidade na organização das empresas, o maior grau de interferência governamental, a demanda por melhores práticas de gestão, a necessidade de um sistema contábil mais adequado para um controle gerencial mais efetivo, têm sido, entre outras, algumas das razões paraque a responsabilidade com o gerenciamento das finanças das empresas tenha aumentado de importância dentro do processo de condução dos negócios.
Diante de tais aspectos, o problema de pesquisa pode ser assim definido: Qual a importância da controladoria nas empresas?
O objetivo é demonstrar a
...