ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE UM TRABALHO ESCRITO
Projeto de pesquisa: ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE UM TRABALHO ESCRITO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Raylane • 31/5/2013 • Projeto de pesquisa • 677 Palavras (3 Páginas) • 547 Visualizações
4
INTRODUÇÃO
Este documento é elaborado com a finalidade de servir de referência aos estudantes na organização e realização de trabalhos escritos em diferentes momentos do processo ensino- aprendizagem.
Esta versão segue os critérios normativos, utilizando a Norma Portuguesa 405.
O principal objectivo deste guia é descrever de forma clara os componentes de um trabalho
escrito curricular, critérios de organização e disposição textual.
Este guia está estruturado em três secções primárias, a primeira referente à organização e apresentação de um trabalho escrito, a segunda sobre outros componentes funcionais e a terceira relacionada com o método de organização de um artigo científico. Esta última secção não se enquadra no objectivo específico da realização dos trabalhos monográficos, visa oferecer contributos complementares e específicos, particularmente para os estudantes e professores que desejem propor artigos para revistas científicas.
5
1 - ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE UM TRABALHO ESCRITO
Por uma questão de harmonização de procedimentos, para facilitar o posterior arquivo e, sobretudo, para permitir maior equidade na avaliação dos documentos apresentados pelos estudantes, os trabalhos escritos devem ser elaborados de acordo com determinadas regras formais. Neste contexto, trata-se de trabalhos escritos enquanto documentos monográficos:
DOCUMENTO - É a base de conhecimentos fixada materialmente susceptível de ser utilizada
para consulta, investigação, estudo ou prova.
MONOGRAFIA - Também denominada de memória científica, é utilizada em trabalhos científicos escritos resultantes da pesquisa científica e com o intuito de apresentar uma contribuição relevante, original e pessoal à ciência. As monografias ou memórias científicas apresentam-se sempre numa forma completa, variando apenas ao nível da pesquisa.
No âmbito de uma politica ecológica e aproveitando melhor os recursos naturais, aconselha-se
que a mancha gráfica seja impressa na frente e verso da folha.
1.1 - CAPA
É a parte externa do trabalho, usada como componente formal e deve caracterizar-se pela sobriedade. Os elementos fundamentais são a Instituição, o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), título, local e data (Ver exemplo em Apêndice I).
1.2 - ELEMENTOS PRÉVIOS DO TEXTO
São considerados elementos prévios do texto a página/folha de rosto, errata, pensamento,
dedicatória, agradecimentos, lista de abreviaturas, siglas e sumário/índice.
1.2.1 - Página de rosto
Página de rosto, é onde se apresenta a informação mais completa do trabalho e que contém, habitualmente, o maior número de dados, devendo conter: toda a informação expressa na capa e um conjunto de informação complementar, sobre o nome do curso, o contexto em que se realiza o trabalho, bem como orientador(es) e sua titulação (Ver exemplo em Apêndice II).
6
1.2.2 - Errata
A errata deve ser apresentada, quando se justifique, imediatamente a seguir à folha de rosto. No entanto, por vezes, só são identificados erros após a entrega do(s) trabalho(s),
...