TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivo De Investimento

Monografias: Objetivo De Investimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

Introdução 1

Objetivo de Investimento 2

Gestão ativa ou passiva 3

Fundos de Investimentos 4

Política de Investimento 4

Como definir seus objetivos de investimento? 5

Preservar ou aumentar 5

Bibliográfia 7

Introdução

O presente trabalho tem o objetivo de analisar o desempenho dos fundos de ações que adotam a estratégia de gestão ativa a fim de se investigar se os gestores de tais fundos tem competência para selecionar papéis de forma a superar o índice de referência. A estratégia de gestão dos fundos de investimentos pode ser passiva ou ativa. O gestor de um fundo que possui uma estratégia de investimento passiva investe em ativos buscando replicar um índice de referência (benchmark), visando manter o desempenho do fundo próximo à sua variação. Já a estratégia de gestão ativa busca obter rentabilidade superior ao índice de referência. Isso significa que o gestor procura no mercado as melhores alternativas de investimento visando atingir o objetivo desse fundo.

Objetivo de Investimento

Os objetivos dos fundos dizem respeito ao seu fim e devem responder à pergunta: “Aonde o fundo pretende chegar”? Dessa forma os Administrados deverão descrever, obrigatoriamente, os objetivos de investimento do fundo de investimento, mencionando, quando for o caso, metas e parâmetros de desempenho.

O objetivo do fundo é uma meta a ser alcançada e determina o risco do fundo. O objetivo do fundo deve estar expresso no prospecto.

A política de investimento indica como os objetivos serão alcançados, detalhando-se os papéis, mercados, limites, percentuais e o risco ao qual o fundo será exposto.

Gestão Passiva ou Ativa

Há uma grande diferença entre a gestão passiva e ativa. Este é um ponto muito importante da estratégia estabelecida para a gestão da carteira de um fundo de investimento.

Fundos Passivos- os fundos com gestão passiva, são aqueles que buscam alcançar uma rentabilidade a mais próxima possível de seu parâmetro de comparação (benchmark) e com a menor volatilidade possível de sua rentabilidade em relação à desse parâmetro.

Um exemplo de fundo com gestão passiva são os Fundos de Ações Ibovespa Indexado. Nesses fundos o trabalho do gestor é fazer com que o desempenho da carteira acompanhe a variação do Índice da Bolsa de Valores. O gestor compra para a carteira do fundo as mesmas ações que compõem o índice, a fim de que o desempenho do fundo seja bem aderente à variação do Índice Bovespa. Nesse caso, o fundo pode comprar todas as ações do Ibovespa e nos mesmos percentuais do índice, ou o gestor pode optar por comprar apenas parte das ações, desde que o desempenho desse grupo de ações acompanhe o desempenho do Ibovespa como um todo.

Fundos Ativos - A estratégia de gestão ativa de um fundo de investimento busca obter rentabilidade superior ao de determinado índice de referência. Isso significa que o gestor procura no mercado as melhores alternativas de investimento visando atingir o objetivo desse fundo, sempre de acordo com a sua política de investimento.

Os Fundos Multimercados, por exemplo, são fundos que normalmente possuem gestão ativa, pois combinam investimentos em ativos de diversos mercados (juros, câmbio, ações, derivativos etc.) em função de uma estratégia de investimento adotada pelo Gestor e sem se preocupar com o desempenho de um índice de referência específico. Dessa forma, podem assumir mais riscos visando rentabilidades maiores.

Fundos de Investimentos

Os fundos de investimento representam uma alternativa interessante para os nossos investimentos. Eles basicamente funcionam como condomínios, onde o investidor assume o papel de cotista. A grande vantagem dos fundos de investimento (sejam eles de ações, renda fixa ou de outra categoria) é que possuem uma gestão profissional. Os gestores desses fundos são, em geral, profissionais qualificados para formular e operacionalizar estratégias a fim de atender às suas expectativas de retorno e risco. Os ativos financeiros que fazem parte de um fundo de investimento são de propriedade do próprio condomínio de investidores. Por esse motivo, os fundos não fazem parte do FGC - Fundo Garantidor de Crédito, que assegura até R$ 60.000,00 no caso de liquidação de uma Instituição Financeira.

Política de Investimento

Os fundos devem ter objetivo e política de investimento, os quais devem ser divulgados de maneira clara e direta para os cotistas e demais interessados. A política de investimentos deve ser compatível com os objetivos traçados pelo administrador do fundo.

Diz respeito aos “meios” utilizados pelo gestor, devendo responder à questão:

“Como o objetivo será atingido”?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com