Objetivo do Desenvolvimento do Milênio
Seminário: Objetivo do Desenvolvimento do Milênio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Zhema • 2/10/2013 • Seminário • 929 Palavras (4 Páginas) • 382 Visualizações
O Brasil conseguirá atingir até 2015 todas as metas estabelecidas pelo Objetivo do Desenvolvimento do Milênio? Justifique a sua resposta.
Quando, em 2000, a comunidade internacional se comprometeu com a erradicação da extrema pobreza, uma em cada três pessoas no mundo vivia com menos de um dólar por dia. Estimava-se que atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) significaria que, até 2015, mais de 500 milhões de pessoas sairiam da extrema pobreza, mais de 300 milhões não passariam mais fome e 30 milhões de crianças deixariam de morrer antes de completar cinco anos. Dez anos depois da assinatura da Declaração do Milênio, os avanços nesse sentido são significativos. Muitos dos indicadores negativos identificados no começo da década anterior experimentaram reduções importantes, entre eles a mortalidade infantil, e mais crianças estão matriculadas nas escolas. Os dados confirmam que muitos países estão no caminho que os possibilitará atingir os ODM até 2015.
Um elemento notável que surge no Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio é que o Brasil tem analisado a questão dos ODM pelo prisma da equidade e da universalização dos direitos humanos, dando verdadeiro significado à noção de “Um Brasil para Todos”.
Porém não é o que demonstra na realidade social brasileira.
Podemos observar claramente a grande escassez no serviço médico, como falta de profissionais, hospitais em más condições e até os médicos conveniados aderindo a greves para reajuste salarial.
Violências nas ruas, em escolas publicam e particulares e dentro de nossa casa, demonstram a insegurança do cidadão.
Desastres naturais como enchentes, deslizamento de terra que podem ser minimizados pelo investimento de estrutura para moradia.
O desmatamento descontrolado e sem uma atuação contundente dos públicos.
O saneamento básico ainda deixa a desejar nas áreas rurais. Nas grandes cidades a cobertura da coleta de esgotamento sanitário por rede geral ou fossa séptica aumentou mais de 14% desde 1992 e já alcançava 80,5% da população em 2008. Enquanto isso, no campo, a cobertura por rede geral de esgotos ou fossa séptica ligada ou não à rede geral subiu de 10,3%, em 1992, para 23,1%, em 2008.
É necessária uma mudança imediata nos objetivos e metas da política do país, principalmente no setor da educação e saúde. Dessa forma, poderemos alcançar as metas propostas, mas infelizmente não será possível em 2015, apenas em um futuro próximo.
* Erradicar a extrema pobreza e a fome
O Brasil diminuiu muito a taxa de extrema pobreza, porém não conseguirá erradicar até o ano de 2015; Seria possível acabar com a extrema pobreza se o Brasil divulgasse e todos ficassem sabendo, mas infelizmente desde 1990 que foi quando se iniciou a contagem da miséria, poucos têm conhecimento sobre o programa das Nações Unidas para o desenvolvimento.
* Atingir o ensino básico universal
O objetivo de universalizar o ensino básico de meninas e meninos foi praticamente alcançado, mas as taxas de frequência ainda são mais baixas entre os mais pobres e as crianças das regiões norte e nordeste. Até 2015 é provável que o Brasil tenha atingido a meta do ensino básico universal. O marco do Brasil agora é melhorar a qualidade do ensino.
* Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
No Brasil, as mulheres já estudam mais que os homens, mas ainda têm menos chances de emprego, recebem menos do que homens trabalhando nas mesmas funções e ocupam os piores postos.
...