Objetivos Específicos Ecoturismo
Por: lnlnln • 14/7/2020 • Artigo • 605 Palavras (3 Páginas) • 485 Visualizações
4.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
Este trabalho tem por objetivos específicos:
- Demonstrar o quanto o ecoturismo é uma atividade importante nos dias de hoje.
- Analisar o quanto ele ajuda na conscientização da sustentabilidade.
- Identificar o quanto o ecoturismo se tornou uma forma mais sustentável de se utilizar o meio ambiente e o quanto isso impacta na economia.
- Demonstrar que a conscientização sustentável é necessária nos dias atuais.
6.0 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
O ecoturismo é um segmento do turismo voltado para a contemplação, atividades de lazer, esportivas ou educacionais no meio natural de forma a preservar os patrimônios naturais e culturais do local visitado. Também é uma forma de despertar a consciência ecológica dos turistas através da interpretação e integração com o ambiente e a comunidade local, gerando benefícios tanto para o visitante quanto para a comunidade ou local visitado.
O ecoturismo surgiu como movimento ambiental global no final de 1970, uma resposta às preocupações com o desenvolvimento econômico, à degradação do meio ambiente e as questões sociais provocadas pelo turismo em massa. No Brasil, o conceito foi introduzido pelo EMBRATUR que iniciou em 1985 o Projeto Turismo Ecológico. Dele surgiu, dois anos depois, a Comissão Técnica Nacional, a primeira iniciativa com intenção de regular o segmento. Na mesma década também surgiram os primeiros cursos para guias especializados. Com a Rio 92, este tipo de turismo ganhou visibilidade e impulsionou o mercado brasileiro. Em 1994, com a publicação das Diretrizes para uma Política Nacional de Ecoturismo, o turismo ecológico passou a ser conceituado e denominado como Ecoturismo.
O potencial do ecoturismo no Brasil pode ser indicado pelo fato de que, com sua dimensão continental, é considerado o país tropical que apresenta a maior biodiversidade do planeta e, ainda, ocupa a maior parte do território da América Latina. É o país com as mais extensas e diversificadas áreas prioritárias para a conservação (Banco Mundial, 1992: 180), ocupando 48% do continente sul-americano. Sua bacia Amazônica contém um terço das florestas tropicais do globo, e entre
70% e 80% da sua biodiversidade (IUCN, 1986).
O ecoturismo são atividades turísticas baseadas na relação sustentável com a natureza, comprometidas com a conservação e a educação ambiental. É um segmento turístico importante ao fazer contribuições positivas significativas para o bem-estar ambiental, social, cultural e econômico dos destinos e das comunidades locais ao redor do mundo: através dele são oferecidos incentivos econômicos eficazes para a conservação e valorização da diversidade biológica e cultural e ajuda a proteger o patrimônio natural e cultural ao redor do mundo.
É o ramo da indústria do turismo que mais cresce. Enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo cresce a taxas de 15 a 25% por ano. Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), 10% dos turistas em todo o mundo buscam o turismo ecológico. O faturamento anual do ecoturismo, a nível mundial, é estimado em US$ 260 bilhões, do qual o Brasil se apropriaria com cerca de US$ 70 milhões.
O ecoturismo é considerado um dos segmentos mais significativos da "indústria" do turismo e viagens. Não existem atualmente dados estatísticos oficiais estabelecidos para o setor, mas estima-se que, do total dos viajantes do mundo, 10% são ecoturistas. Essa participação dos ecoturistas no mercado de turismo internacional tende a aumentar vigorosamente, o que levará ao forte incremento de ofertas e demandas para os destinos eco turísticos do mundo (Zifer, 1989: 1 O).
...