TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oficina De Língua Portuguesa (Novo)

Trabalho Universitário: Oficina De Língua Portuguesa (Novo). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

pH

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

(Redirecionado de Ph)

Ambox rewrite.svg

Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde maio de 2011).

Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Searchtool.svg

Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Química.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja PH (desambiguação).

pH é símbolo para a grandeza físico-química potencial hidrogeniônico (português brasileiro) ou potencial de hidrogénio (português europeu), que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa.

O termo pH foi introduzido, em 1909, pelo bioquímico dinamarquês Søren Peter Lauritz Sørensen (1868-1939) com o objetivo de facilitar seus trabalhos no controle de qualidade de cervejas (à época trabalhava no Laboratório Carlsberg, da cervejaria homônima). O "p" vem do alemão potenz, que significa poder de concentração, e o "H" é para o íon de hidrogênio (H+).

Às vezes é referido do latim pondus hydrogenii.

Matematicamente, o "p" equivale ao simétrico do logaritmo (cologaritmo) de base 10 da atividade dos íons a que se refere. Para íons H+:

\mbox{pH} = -\log_{10} \left[ \mbox{a}_{H^+} \right]

Sendo que \mbox{a}_{H^+} representa a actividade em mol dm-3.

Em soluções diluídas (abaixo de 0,1 mol dm-3), os valores da atividade se aproximam dos valores da concentração, permitindo que a equação anterior seja escrito como abaixo:

\mbox{pH} = -\log_{10} \left[ \mbox{H}^+ \right]

Índice [esconder]

1 Medida de pH

2 pOH

3 Cálculo de pH de algumas soluções aquosas

3.1 Solução aquosa de ácido clorídrico (HCl) 0,1 mol L-1

3.2 Solução aquosa de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 mol L-1

3.3 Solução aquosa de ácido fórmico (HCOOH) 0,1 mol L-1

4 Erros na medida do pH

5 Ver também

6 Ligações externas

7 Referências

8 Bibliografia

Medida de pH[editar | editar código-fonte]

O pH pode ser determinado usando um medidor de pH (também conhecido como pHmetro) que consiste em um eletrodo acoplado a um potenciômetro. O medidor de pH é um milivoltímetro com uma escala que converte o valor de potencial do eletrodo em unidades de pH. Este tipo de elétrodo é conhecido como eletrodo de vidro, que na verdade, é um eletrodo do tipo "íon seletivo".

O pH pode ser determinado indiretamente pela adição de um indicador de pH na solução em análise. A cor do indicador varia conforme o pH da solução. Indicadores comuns são a fenolftaleína, o alaranjado de metila e o azul de bromofenol.

Outro indicador de pH muito usado em laboratórios é o chamado papel de tornassol (papel de filtro impregnado com tornassol). Este indicador apresenta uma ampla faixa de viragem, servindo para indicar se uma solução é nitidamente ácida (quando ele fica vermelho) ou nitidamente básica (quando ele fica azul).

Obs.: Embora o valor do pH compreenda uma faixa de 0 a 14 unidades, estes não são os limites para o pH. São possíveis valores de pH acima e abaixo desta faixa, como, por exemplo, uma solução que fornece pH = -1,00, apresenta matematicamente -log [H+] = -1,00, ou seja, [H+] = 10 mol L-1. Este é um valor de concentração facilmente obtido em uma solução concentrada de um ácido forte, como o HCl.

A Hydrangea macrophylla tem flores rosa ou azuis dependendo do pH do solo. Em solos ácidos as flores são azuis, enquanto em solos alcalinos são cor-de-rosa.1

pOH[editar | editar código-fonte]

Do mesmo modo pode-se definir o pOH em relação à concentração de íons OH-. A partir da constante de dissociação da água que tem o valor de 10−14 à temperatura de 298 K (25 °C), pode-se determinar a relação entre pOH e pH. Assim, pela definição de Kw (produto iônico da água) tem-se a relação entre as duas atividades:

Kw = [H+] · [OH-]

Ao aplicar logaritmos, obtém-se a relação entre pH e pOH:

pKw = pH + pOH = 14

Cálculo de pH de algumas soluções aquosas[editar | editar código-fonte]

O valor de pH de uma solução pode ser estimado se for conhecida a concentração em íons

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com