Olimpismo
Artigo: Olimpismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luizfeliphe • 7/10/2014 • Artigo • 437 Palavras (2 Páginas) • 425 Visualizações
Olimpismo
A filosofia olímpica foi herdade dos antigos Jogos Olímpicos da Grécia antiga e tem como filosofia a promoção da paz, da união e do respeito por regras e adversários através do esporte.
O Barão Pierre de Coubertin foi o responsável pelo resgate dos Jogos Olímpicos. Inspirado nos ideais dos gregos, ele acreditava que a educação física era um fator determinante na educação moral. O educador francês viu na realização da competição uma forma de propagar esta filosofia pelo mundo. O primeiro Jogos Olímpicos da era moderna ocorreu em Atenas na Grécia em 1896. Atualmente o comitê olímpico internacional se estende a todos continentes. Competição entre os melhores atletas do mundo, confraternização entre os povos e, acima de tudo, a grande festa do esporte, os Jogos Olímpicos são um dos mais importantes eventos do planeta.
O Olimpismo é criador de um estilo de vida fundado no prazer do esforço, no valor educativo do bom exemplo e no respeito pelos princípios éticos fundamentais universais. A educação, a integração cultural e a busca pela excelência através do esporte são ideais a serem alcançados.
Principais desafios
Seu objetivo é a construção de um mundo melhor, em que não exista qualquer tipo de discriminação e assegurar a prática esportiva como direito de todos. Outro grande desafio é o de colocar o desporto a serviço da humanidade promovendo uma sociedade pacifica.
O Olimpismo tem como princípios a amizade, a compreensão mútua, a igualdade, a solidariedade e o "fair play". A idéia é que esses valores ultrapassem as arenas esportivas e afetem a vida de todas as pessoas.
É interessante ressaltar também a existência da Solidariedade Olímpica Internacional, uma comissão do comitê olímpico internacional com o objetivo de administrar o apoio financeiro dado aos Comitês Olímpicos Nacionais para desenvolver sua estrutura visando o desenvolvimento do esporte no seu país.
Símbolos mais importantes.
O principal símbolo olímpico são os cinco arcos nas cores azul, amarela, verde, preta e vermelha interligados sobre o fundo branco, representando a união de todos os continentes.
O lema Citius, Altius, Fortius - "o mais Rápido, o mais Alto, o mais Forte" – serve como ideal olímpico e resume a postura necessária por um atleta para alcançar seus objetivos.
A tocha serve como ligação entre os Jogos da Antiguidade e os da era Moderna. A cada edição cria-se uma nova tocha de acordo com a cultura do país sede. Ganhando novas formas e desenhos.
Outros importantes símbolos olímpicos são o juramente que acontece desde os jogos da Antuérpia em 1920, e o hino criado na Grécia, em 1896, e adotado pelo COI, em 1958. É executado em todas as cerimônias olímpicas oficiais, enquanto a bandeira olímpica é hasteada.
Bibliografia:
http://www.cob.org.br/movimento-olimpico/solidariedade-olimpica
http://www.cob.org.br/movimento-olimpico/os-simbolos-olimpicos
http://www.cob.org.br/movimento-olimpico/olimpismo
...