Operação De Terminais E Armazens
Artigo: Operação De Terminais E Armazens. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: agennari • 20/9/2014 • 1.566 Palavras (7 Páginas) • 407 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO......................................................................................................1
DESENVOLVIMENTO:
ETAPA 1............................................................................................................2 a 3
ETAPA 2...........................................................................................................4 a 5
ETAPA 3...........................................................................................................6 a 7
ETAPA 4 ..........................................................................................................8 a 10
CONCLUSAO...........................................................................................11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................12
INTRODUÇÃO
A elaboração desta ATPS, visa mostrar a importância do mapeamento da gestão de estoques dentro de uma empresa/Organização, mensurando de maneira simples e objetiva a teoria para a prática descrevendo seu papel na função logística, tampouco buscar informações de forma sistematizada com o conhecimento para uma análise da gestão de estoques na empresa ao qual foi escolhida.
ETAPA 1
Conceitos e Principios da Armazenagem no processo Logístico
Há muitos conceitos a respeito de Armazenagem isso depende muito do ponto de vista de quem está analisando tampouco depende da situação e ambiente ao qual tal Organização esteja inserida. Podemos assim dizer, que armazenagem é a “ imobilização de uma mercadoria entre dois movimentos consecutivos”.
Sendo constituído por um conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de materiais-primas, produtos acabados ou semi-acabados.
Assim é possível estabelecer alguns conceitos básicos da armazenagem:
• Planejamento;
• Flexibilidade Operacional;
• Simplificação;
• Integração;
• Otimização do Espaço Fisíco;
• Otimização de Equipamentos e Mão-de-Obra;
• Verticalização;
• Mecanização;
• Automoção;
• Controle;
• Segurança;
• Preço;
Seu papel é ter um compromisso entre os custos e a melhor solução para as empresas.
Para possibilitar a visão da teórica desse processo de Gestão de Estoques na prática a empresa pesquisada é: Creme Jundiai, localizada na região de Jundiaí, que atua no setor Alimentício.
Missão e Valores
Atender de maneira satisfatória e agradável todos os nossos clientes, buscando parcerias com escolas e entidades beneficientes. Afim de promover a inclusão social.
Insumos utilizados
Margarina, Leite, Amido
Público-Alvo
Docerias, Confeitarias, Panificadoras, Buffet, Restaurantes, Casa de Frios, Laticinios, Varejões, Sorveterias, Lojas de Festa e Supermercados.
Produtos Comercializados
Creme Vegetal Bate Chantilly;
Coco Fresco ralado;
Creme Vegetal Tetra Pak,
Contato
Elisabete Cristina
Função
Analista Administrativa
ETAPA 2
Processo de Gestão de Estoques na Organização
A Teoria Gestão de Estoques é um conceito que está presente praticamente em todo tipo de empresa, inclusive na qual estamos pesquisando. Assim no contexto empresarial, se por um lado o excesso de estoques representa custos operacionais e de oportunidades do capital , por outro lado níveis baixos de estoques podem originar perdas e economias e custos elevados devido à falta de produtos.
Porém, a atividade de armazenagem apresenta tipos de demandas totalmente diferentes entre si, de modo a exercer funções vitais nesse processo de produto(fornecedor) e ao cliente (consumidor); no que tange a empresa pesquisada surgem metodologias de conhecimento que ajudará nesse processo de gestão, sendo elas:
• Custo da armazenagem: sendo unidade própria, envolve o capital investido, conservação dos imóveis, equipamentos e instalações de armazenagem, manutenção de equipes, impostos, taxas e depreciação.
• Lote econômico de Compra: nele está envolvido parceiros ( Fornecedores) que fornecem a matéria-prima de forma pontual; no entanto o método utilizado é a projeção das vendas passadas, ou seja, é feito o chamado folow-up. Esse método nos possibilita a saber o quanto vai sair de mercadoria por dia e automaticamente saber o quanto irá se produzir e assim é feito o processo de compras dos insumos.
• Ponto de pedido: O ponto de pedido é igual ao estoque necessário para atender ao consumo durante o período entre a ordem de compra e o recebimento do material, devido as informações sobre o prazo de entregas; isso é possível pois existe uma programação exata no prazo de entrega.
• Estoque de Reserva – ER: nesse caso a empresa conta com profissionais altamente qualificados que tem um controle minusioso no que se diz ao processo de quantidade que garante o suprimento o chamado Lead Time, baseia-se sempre no prazo de entrega e no consumo.
...