Operações De Terminais E Armazens
Artigos Científicos: Operações De Terminais E Armazens. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: priscilaeterna • 17/11/2013 • 2.448 Palavras (10 Páginas) • 391 Visualizações
Curso Superior de Tecnologia em Logística.
ATPS – Operações de Terminais e Armazéns.
4° Semestre
RIO GRANDE/RS
2013
Professor tutor à distância: Marco Maia.
Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Operações de Terminais e Armazéns para a obtenção de nota, sob orientação do Professor Tutor EAD Marco Maia.
RIO GRANDE /RS
2013
SUMÁRIO
Introdução .........4
Etapa 1- Princípios e elementos da armazenagem........5
Etapa 2- Embalagem de materiais .........7
Etapa 3- Gestão da Armazenagem ..........8
Etapa 4- Planejamento da Armazenagem ..........9
Considerações Finais 10
Referências Bibliográficas
INTRODUÇÃO
A logística envolve um conjunto de atividades que se preocupam com o fluxo material, desde o ponto de fornecimento até chegar ao consumidor final. As
organizações podem gerenciar adequadamente este fluxo, para assim obter melhoria na qualidade dos serviços ao cliente e reduções de custo.
A execução das Operações e Serviços de Armazéns abrange a entrada de dados de conferência nas operações de cargas e descargas, recebimento e entrega, consolidação e desconsolidação de contêiners, entrada e saída de cargas dos armazéns, transferência de contêiners vazios e etc. A digitação desse boletim alimentará a base de dados operacionais uma única vez, com as informações gerais de cada operação, o pessoal envolvido nas operações e respectivos horários.
A conscientização da importância da logística está crescendo cada vez mais em relação ao impacto que a logística tem na lucratividade empresarial.
A maior conscientização enfatizou o gerenciamento de todo o processo logístico assumindo maior controle sobre as ações dos fornecedores, distribuidores e clientes a fim de combinar as taxas de produção com a demanda do usuário final. Dessa forma, é possível reduzir inventários, diminuir lead times e reduzir os custos logísticos totais.
Concluímos que em cada um desses recursos existem
estratégias e formas de se maximizar o desempenho do sistema logístico, diminuindo os custos e proporcionando diferenciação e vantagem competitiva.
Etapa 1- Princípios e elementos da armazenagem
Passo 1;
Red's - Pizzas e Calzones, localizada na rua Cyrillo Brandão, 700, na cidade de Rio Grande-RS, é uma empresa que atua no setor de alimentação via tele-entrega. Tem tamanho pequeno e comercializa pizzas e calzones, além de bebidas. Para produção dos produtos utiliza ingredientes de cozinha e como item principal, caixas, pois sem elas o negócio não anda, pois sem as mesmas não seria possível realizar as entregas. Tem público geral como alvo. Quem nos recebeu foi o proprietário Flávio Arenda.
O produto que vamos analisar serão as caixas utilizadas para entrega dos produtos.
Passo 2;
Podemos averiguar que o espaço para armazenamento das caixas não é tão grande. Neste espaço temos as caixas ainda embaladas nos pacotes (não montadas) e as caixas já em condições de uso (montadas e preparadas para receber os produtos para envio de tele-entrega). Vale lembrar que quando é feito o pedido das caixas para gráfica, há uma quantidade mínima, além de quanto maior for o pedido menor é o valor. No inicio as caixas já vinham montadas, além de elevar o custo reduzia o espaço. Hoje são montadas quase que diariamente, podendo assim reduzir o número de viagens para buscar mais delas na gráfica.
Passo 3; a) b) c) d)
O pedido como dito anteriormente é feito em grandes proporções para diminuir o valor, porém são diferentes caixas, sendo 3 tamanhos de pizzas, o que rende em mil caixas por tamanho, ou seja, 6 mil caixas (3 mil tampas e 3 mil fundos) mais mil caixas de calzone. Por acerto esta carga é armazenada em 2 vezes, uma carga de 1500 fica na Red's e as outras 1500 na gráfica, mesma divisão serve para caixas de calzone, aguardando o estoque da pizzaria acabar.
Vemos que por ser um produto de constante rotatividade é possível manter boas negociações com a gráfica e manter uma econômia em cada lote adquirido.
O ponto de pedido é detectado quando um dos produtos está com estoque inferior a 200 caixas, assim pedindo do estoque que está na gráfica ou então solicitando a produção de mais, neste momento podemos identificar o estoque reserva que está na gráfica.
Passo 4;
Após ver os quesitos anteriores conseguimos analisar desde o modo de armazenagem na empresa, assim como funcionou no passado e a melhoria que foi feita para que este modo de armazenagem fosse melhorado de forma para otimizar e agilizar com menor custo o armazenamento deste estoque. Vimos que existe uma preocupação em manter um bom estoque, mas sempre com o cuidado de não deixar que este seja reduzido a ponto de uma emergência como ter que enviar um produto médio em caixa grande, ou ao invés de enviar um grande ter que enviar dois médios por falta da caixa necessária para surprir tal produto.
Etapa 2- Embalagem de materiais
Passo 1;
Site com o link informado apresentou a seguinte mensagem:
"Você não pode continuar, pois o operador do site solicitou segurança reforçada para este domínio."
Passo
...