Operações com terminais e armazéns
Projeto de pesquisa: Operações com terminais e armazéns. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: willianvg30 • 18/9/2014 • Projeto de pesquisa • 7.397 Palavras (30 Páginas) • 259 Visualizações
ATPS – Operações de terminais e armazéns
Disciplina: Operações de Terminais e armazéns
Tutor Presencial: André
Tecnologia em Logística
Tutor à Distância:ALCIDES MARQUES JUNIOR
Antonio Dias da Cunha - RA: 359269
João Batista de Sousa Filho - RA: 360824
Raimunda Leudiane Ferreira Silva - RA: 362075
Uziel Pereira Rodrigues - RA: 362518
Campo verde-MT
16/09/2014
Introdução
Pelo ponto de vista do moderno operador logístico, pode-se definir armazenagem como gestão econômica do espaço necessário para manter estoques de mercadorias pertencentes a terceiros. Isto engloba todas as funções de localização, dimensionamento de área, arranjo físico, recuperação do estoque, projeto de docas ou baías de atracação e configuração do armazém. É possível afirmar que o conceito de armazenagem tem início com a observação pelo homem da alternância entre períodos de fartura e de escassez e está intrinsecamente relacionado com a necessidade de abastecimento dos povos. A armazenagem foi estabelecida no exato em que o ser humano primitivo descobriu que podia guardar para uso futuro os produtos excedentes ás suas necessidades atuais, ou ainda para permuta-los com outros produtos dos quais não dispunha.
Etapa 1 Passos 1,2,3.
TNT MERCURIO CARGAS E ENCOMENDAS EXPRESSAS S/A
CNPJ: 95.591.723/0167-08 INSC EST:29.432.450-0 Endereço: to 050 S/N lote Gleba
Tiuba Chácara Requel Taquaralto CEP: 77064-596 Palmas Tocantins.
Ramo de Atividade. Transporte de Cargas.
Tamanho: Hoje, com 42 filiais, mais de 5.000.00 municípios atendidos 8.000.00 funcionários e mais de 700 caminhões próprios. Em volume de cargas transportadas, o crescimento foi de 16%, atingindo um total de 260 mil toneladas. Faturamento de R$ 250 milhões ao ano, superando expectativas.
Visão: Chegar aonde os outros não chega, abrindo rotas a lugares distantes e por vezes nunca pisados por caminhões brasileiros guiados pelo espírito desbravador,
Ancorados na tecnologia, profissionalismo e consciência social agregando valores de pioneirismo e integração.
Missão: Ser a maior e melhor empresa no ramo de transporte de sua área de cobertura agregando valor ao bem de nossos clientes através de qualidade e respeito em um processo de fidelização mantendo a lucratividade.
Valores:Somos apaixonados por nossos clientes, nos preocupamos com as pessoas, cumprimos as nossas promessas, temos a mentalidade de superação.
Produtos comercializados:Prestação de serviço na área de transporte e logística.
Insumos utilizados:Mão de obra mecânica e humana, com equipamentos de ultima geração, com aproveitamento máximo do capital investido em horas de trabalhos adequadas e satisfatória aos nossos colaboradores, para oferecer soluções customizados, de acordo com as necessidades de cada cliente, com uma equipe totalmente dedicada para demandas especiais, com serviço sob medida e flexibilidade total de peso e tamanho.
Publico Alvo:Pessoas clientes, sem discriminação de idade, inabilidade, etnia, sexo, estado civil, raça, religião ou orientação sexual.
Nome e cargo do contato da equipe na empresa: Luiz Oliveira/ Encarregado Operacional.
Linha de produtos investigados: Estocagem e Armazenagem.
Etapa 1 Passo 2.
Lista de confronto teórico com a prática na empresa investigada.
Importância da Armazenagem.
A história da armazenagem confunde-se com a história do comercio entre os povos. Historicamente, aqueles que se dedicaram ao comercio obtiveram hegemonia sobre os demais povos que lhes foram contemporâneos. Para isto tiveram obrigatoriamente que aprender a armazenar. Neste contexto de diversificados fluxos e tipos de mercadorias, são inúmeros os fatores que compõem o custo final das operações, devendo este ser necessariamente racionalizado para se obter preços competitivos, de modo a disputar o mercado global.
Relevância.
Há uma movimentação no mundo que percebe a necessidade de guardar coisas ali ou aqui que se chama: armazenagem.
Após o fim da 2ª guerra mundial, a título de reconstruir as nações esfaceladas pela guerra e gerar ocupação para os imensos contingentes de mão -de -obra qualificada e disponível, o governo norte-americano estimulou a reestruturação industrial na Europa, alavancando a massificação da produção e gerando excedentes exportáveis. Como consequência o trafega marítimo cresceu rapidamente, impondo a modernização e a racionalização no uso das restritas áreas de armazenagem portuárias. Desde então, a armazenagem vem se desenvolvendo e tomando vulto como ramo de conhecimento independente e complexo.
Operações.
As operações de armazenagem vêm adquirindo grande importância, não apenas como amortecedor destinado a equilibrar produção com demanda, sobretudo para garantir continuidade à cadeia de suprimentos, agregando valor na oferta de serviços diferencia aos clientes, como por exemplo, a redução dos níveis de avarias, a obtenção de registros confiáveis, disponibilidade de acesso on-line, rastreamento via satélite, roteirização e outros serviços paulatinamente incorporados através do desenvolvimento tecnológico.
Custos.
No entanto, a redução dos custos só é efetivamente obtida como resultado da otimização conjunta das funções de aquisição, transporte, armazenagem, gerenciamento de estoques, distribuição física e informação eletrônica, de forma a eliminar todas as ociosidades
...