Organização das Nações Unidas
Seminário: Organização das Nações Unidas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 225504 • 17/10/2013 • Seminário • 534 Palavras (3 Páginas) • 169 Visualizações
Agenda 21 – instrumento de planejamento estratégico, aprovado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), que aconteceu no Rio de Janeiro em 1992 (conhecida como Rio-92 ou Eco-92). A Agenda 21 estabeleceu compromissos acordados pelos países participantes da Conferência para serem implementados ao longo do século 21, visando o desenvolvimento sustentável. A Agenda 21 aborda quatro dimensões: 1) social e econômica; 2) conservação e gestão de recursos em prol do desenvolvimento; 3) fortalecimento do papel dos grupos principais; e 4) meios de execução. Para honrar os compromissos assumidos, cada país criou a sua própria Agenda 21. O Brasil estabeleceu como prioridades: a) a implantação de programas de inclusão social; b) a sustentabilidade urbana e rural; c) a preservação dos recursos naturais e minerais; e d) a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável.
Desenvolvimento sustentável – desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração presente, sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem as suas próprias. É o modelo de desenvolvimento que segue o princípio da sustentabilidade. Não se sabe exatamente quem criou essa expressão, mas a partir de seu uso no Relatório Brundtland, publicado em 1987, ela passou a ser amplamente utilizada, evoluindo nos dias de hoje para a gestão da sustentabilidade.
Organização das Nações Unidas (ONU) – organização internacional, cuja sede atual é em Nova York (EUA), fundada em 24 de outubro de 1945, em São Francisco, Califórnia, por 51 países, logo após a Segunda Guerra Mundial. Seu objetivo é fomentar a paz entre os povos.
Participação ou engajamento dos stakeholders – envolvimento dos stakeholders no processo decisório. Pode acontecer na forma deinformação compartilhada (os stakeholders recebem informação sobre o planejamento da ação, os resultados esperados e os recursos investidos), por consulta (oportunidade limitada para contribuir com a proposta, interferir nela ou modificá-la), de forma colaborativa (influência nas decisões, elaboração de documentos, identificação de interesses ou busca de consenso, resultados de debates, discussões e responsabilidades compartilhadas) e pelo engajamento (participação ativa no planejamento, na implementação e na avaliação de projetos).
Política pública – conjunto de diretrizes que asseguram legalmente à população o acesso aos serviços públicos, como saúde, educação, lazer, cultura, moradia, renda, atenção especial a crianças, idosos, indígenas e outras minorias. O termo “pública” quer dizer “que atende toda a população”.
Protocolo de Kyoto – acordo firmado entre os países mais industrializados, durante a IV Conferência das Partes da Convenção Mundial do Clima, realizada em Kyoto (Japão), com o objetivo de reduzir em 5%, até 2012, os níveis de emissão de gases poluentes, responsáveis pelo efeito estufa.
Stakeholder – termo criado por Edward Freeman, que significa todas as pessoas ou grupos que mantêm relação de influência com as organizações, podendo interferir e receber os impactos das ações organizacionais. São considerados stakeholders internos: os empregados; stakeholders externos: comunidade, investidores, órgãos não governamentais e públicos, reguladores, imprensa e gerações futuras; stakeholders
...