Origem Da Filosofia
Monografias: Origem Da Filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolprad • 2/12/2014 • 722 Palavras (3 Páginas) • 394 Visualizações
Resumo: A origem da filosofia.
A palavra filosofia
Filosofia vem da palavra grega philo e sophía que quer dizer, “amizade pela sabedoria”, “amor e respeito pelo saber”. Segundo Pitágoras a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem deseja-la ou ama-la, tornando-se filósofos. Um filosofo é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as ações, pessoas, os acontecimentos, a vida, enfim o filosofo é movido pelo desejo de saber.
O que se perguntavam os primeiros filósofos
A filosofia surgiu quando alguns gregos começaram a de indignar com as explicações religiosas, tradições e mitos sobre diversas perguntas como por exemplo, por que os seres nascem e morrem? Por que tudo muda? Por que a doença invade os corpos, rouba-lhes a cor, a força? Foram perguntas como essas que os primeiros filósofos fizeram e buscaram respostas.
O nascimento da filosofia
O primeiro filosofo foi Tales de Mileto. Além de possuir data e local de nascimento e de possuir seu primeiro autor, a filosofia possui um conteúdo preciso ao nascer: é uma cosmologia (conhecimento racional da ordem do mundo ou da natureza). Os gregos não inventaram apenas a filosofia ou a ciência, criaram também a política para organização social.
Mito de filosofia
O mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa por exemplo a origem da Terra, dos homens e etc. Alguns historiadores se perguntam se a filosofia nasceu de uma transformação gradual dos mitos. Quem narra o mito é um poeta que acredita-se que tenha sido escolhido dos deuses, sua palavra (o mito) é sagrada pois vem de uma revelação divina por isso o mito é incontestável e inquestionável.
Cosmogonia e Teogonia
Como os mitos sobre a origem do mundo são genealogias, diz-se que são cosmogonias e teogonias.
Cosmogonia – é a narrativa sobre o nascimento e a organização do mundo a partir de forças geradoras (pai e mãe) divinas.
Teogonia – a narrativa da origem dos deuses a partir de seus pais e antepassados.
Um mito é uma narrativa tradicional com carácter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião. O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, o fenómenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). Pode-se dizer que o mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.
A explicação mítica é contrária à explicação filosófica. A Filosofia procura, através de discussões, reflexões e argumentos, saber e explicar a realidade com razão e lógica enquanto que o mito não explica racionalmente a realidade, procura interpretá-la a partir de lendas e de histórias sagradas, não tendo quaisquer argumentos para suportar a sua interpretação.
Condições históricas para o surgimento da filosofia
As viagens marítimas – as viagens produziram o desencantamento ou desmistificação do mundo, que passou, assim, a exigir uma explicação sobre sua origem –
...