Origem Da Moeda
Artigos Científicos: Origem Da Moeda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sagica • 25/3/2014 • 258 Palavras (2 Páginas) • 319 Visualizações
As moedas como as conhecemos hoje em dia, surgiram na antiguidade como uma simples negociação de trocas de mercadorias, que se chamava escambo. Com o passar do tempo e o crescimento das necessidades do homem por diversos produtos e a dificuldade de encontrar um individuo que tivesse um produto que você queria e vice-versa era difícil, havia também inúmeras trocas injustas. Portanto era essencial a existência de um produto como referencial de troca, que tivesse valor e fosse aceito por todos. No processo de encontra-lo foram utilizadas mercadorias como o gado, fumo, azeite de Olivia, escravos, sal, etc... . Essas mercadorias-moedas melhoraram o dia-a-dia do homem. Entretanto muitas dificuldades ainda persistiam, fazia-se necessário uma forma mais simples para efetuar transações comerciais. Então passaram a fazer uso de moedas de ouro e prata, elas eram pequenas e fáceis de carregar, além de terem valor padronizado. Porem com o tempo surgiu novos inconvenientes: O crescimento dos fluxos comerciais, o transporte de grande quantidade de moedas e existiam também os riscos de assaltos.
A moeda-papel veio eliminar essas dificuldades, pois eram pedaços de papeis denominados certificados de depósito, que eram emitidas por instituição chamadas casas de custódia. Os indivíduos passaram a utilizar essas novas moedas 100% lastreadas e com a garantia de plena conversibilidade, a qualquer momento pelo seu detentor. A moeda passou por mais alguns processos de evolução, chegando aos dias contemporâneos. Onde é sinônimo de tudo o que exerce simultaneamente as funções de, meio ou instrumento de troca, medida de valor, reserva de valor e padrão de pagamento deferido.
...