Orçamento de negócios do planejamento financeiro
Tese: Orçamento de negócios do planejamento financeiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maxsuelro • 30/6/2014 • Tese • 1.384 Palavras (6 Páginas) • 193 Visualizações
Gostaria de iniciar propondo que fizéssemos uma reflexão sobre quais são os verdadeiros objetivos do Orçamento Empresarial como ferramenta de gestão e como ele pode contribuir no alcance dos objetivos de uma empresa.
A primeira tela do móludo I traz o conceito da palavra “Orçar”, que é promover uma análise exigente do passado e calcular cuidadosamente as operações futuras. Com isso respondendo a pergunta referente aos verdadeiros objetivos do orçamento empresarial, acredito que, ele é uma ferramenta fundamental para que a empresa possa ter uma operação com o menor grau de surpresas/imprevistos possíveis com relação com relação a seus gastos futuros (Custos e Despesas). Tanto os textos indicados para a Leitura, quanto o início do módulo I, chamam a atenção para a importância, no cenário atual de mercado, de um bom orçamento orientando os gastos de uma empresa, a figura do administrador/empresário que conduz o seu negócio com base apenas a intuição tem uma chance mínima de manter o seu negócio. Por isso o Orçamento precisa ser muito bem feito, de forma séria e levando em consideração as variáveis que influenciam o seu negócio, estudando o histórico da operação e prevendo o que vai acontecer no período orçado, deixando-o o mais próximo da realidade possível, para que ele possa ser um guia, uma “Bússola”, um balizador da operação que está em curso, sendo parte fundamental para os atingimento de seus objetivos.
O que diferencia o Orçamento Empresarial de um Planejamento Financeiro?
Com relação ao Orçamento empresarial x Planejamento financeiro, o Orçamento empresarial é parte fundamental para que o planejamento financeiro seja bem executado, pois, ele exprime através de metas que exprimem o mundo ideal previsto, a partir daí o planejamento financeiro pode ser monitorado e dirigido, identificando as lacunas que vão surgindo ao longo do tempo, para que possam ser tomadas as medidas corretivas necessárias.
Por que é importante conhecer o contexto estratégico interno e externo da empresa para elaboração de um Orçamento eficaz?
O orçamento eficaz tem por objetivo ficar o mais próximo possível da realidade ideal da empresa, mostrando a coisa certa a ser feita, por isso, tem que estar totalmente alinhado com a estratégia elaborada. Para isso todas as variáveis tanto externas quanto internas tem que ser levadas em consideração, analisando desde mão de obra, política de vendas e estoques da empresa até os ambientes políticos, demográficos, culturais, etc.
Nesse contexto onde o Orçamento é um resultante do planejamento estratégico empresarial, simplesmente realizar uma análise histórica e reproduzi-las em projeções futuras é suficiente? Como melhorar a qualidade dessas projeções?
Com relação a utilizar a base histórica como base para definir as ações futuras deve ser feito com muito cuidado, concordo com o que foi colocado nas discussões pelos colegas e muito enfatizado pelo Professor. Sou da opinião que não podemos ser radicais com relação a nenhuma teoria, mais sim, devemos analisar criticamente em que cada uma pode contribuir para melhoria da elaboração de um orçamento que leve a empresa ao atingimento dos seus objetivos. Para utilizar a base histórica na construção do orçamento deve-se analisar cuidadosamente o contexto histórico da empresa da época, cenários diferentes geram resultados diferentes e estabelecer metas sem levar em consideração estas varáveis pode ser desastroso.
Trabalho na AmBev, e o Orçamento é levado muito a sério, todas as áreas tem metas orçamentárias desafiadoras e estabelecidas com base no planejamento anual da empresa. O que vejo no dia a dia é que estamos sujeitos a mudanças de cenários, por isso, é importante que o orçamento seja seguido a risca, porém, necessidades de última hora, que sejam devidamente justificadas, não podem ser deixadas de lado por causa das metas.
apresento abaixo um esquema resumido de um modelo de planejamento orçamentário e suas etapas:
Considerando as primeiras Unidades, a partir do conteúdo estudado no módulo e da experiência de cada um, proponho a discussão das seguintes questões:
Quais os principais modelos ou métodos de planejamento orçamentário podem ser aplicados nesse processo?
Em quais etapas de elaboração do Orçamento podemos ter maior resistência ou atitudes que podem prejudicar o processo de planejamento orçamentário?
Disponibilizem aqui, nessa discussão, suas dúvidas e considerações sobre o conteúdo deste módulo...
Quanto ao nível de delegação, podem ser classificados em:
• Orçamento Ditatorial (top down), elaborado e executado de forma impositiva pela alta administração, sem participação dos gestores;
• Orçamento Participativo (bottom up), que pressupõe a contribuição e cooperação dos gestores de todas as áreas da empresa.
Quanto às premissas, o orçamento pode ser classificado em:
• Orçamento de Tendências, que contempla a utilização de dados passados e estimativas para a projeção de alguns eventos futuros;
• Orçamento Base Zero, que consiste em que o orçamento nunca deve partir da observação dos dados anteriores, pois eles podem conter ineficiências que o orçamento de tendências acaba por perpetuar;
Quanto à adaptação do orçamento na execução, podem ser
...