Os Ambundos E Ovimbundos
Ensaios: Os Ambundos E Ovimbundos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ivani15 • 12/11/2014 • 830 Palavras (4 Páginas) • 6.898 Visualizações
Nação Idioma
Bakongo Kikongo
Mbundu (ou Ambundu) Kimbundu
Lunda-Tchokwe Tutchokwe
Ovimbundu Umbundu
Ganguela Tchiganguela
Nhaneka-Humbe Lunhaneka
Herero Tchiherero
Ovambo Ambo
Donga Xindonga
CULTURA
Angola é um país onde existe uma variedade de hábitos e costumes culturas oriundo de povos de varias etnias, desde as danças, a musica, a língua, gastronomia, vestimentas etc.
A esmagadora maioria dos angolanos -- perto de 90% -- é de origem bantu. O principal grupo étnico bantu é o dos ovimbundos que se concentra no centro-sul de Angola e se expressa tradicionalmente em umbundo, a língua nacional com maior número de falantes em Angola.
Por seu lado, os ambundos, falando kimbundu, a segunda língua nacional com mais falantes, estabelecem-se maioritariamente na zona centro-norte, no eixo Luanda-Malanje e no Kwanza-Sul. O Kimbundo é uma língua com grande relevância, por ser a língua tradicional da capital e do antigo reino dos N'gola. Legou muitas palavras à lingua portuguesa e importou desta, também, muitos vocábulos.
No norte (Uíge e Zaire) concentram-se os bacongos de língua kikongo que tem diversos dialectos. Era a língua do antigo Reino do Congo. Ainda nesta região, na província de Cabinda, fala-se o fiote.
Os kiocos ocupam o leste, desde a Lunda Norte ao Moxico, e expressam-se tradicionalmente em tchokwe, língua que se tem vindo a sobrepor a outras da zona leste do país.
Kwanyama ou oxikwnyama, nhaneca (ou nyaneca) e mbunda são outras línguas de origem bantu faladas em Angola.
O sul de Angola é também habitado por bosquímanos, povos não bantus que falam línguas do grupo khoisan.
De referir, ainda, a existência de um número considerável de falantes das línguas francesa e lingala, explicada pelas migrações relacionadas com o período da luta de libertação e pelas afinidades com as vizinhas República do Congo e República Democrática do Congo.
Embora as línguas nacionais sejam as línguas maternas da maioria da população, o português é a primeira língua de 30% da população angolana - proporção que se apresenta muito superior na capital do país, enquanto 60% dos angolanos afirmam usá-la como primeira ou segunda língua.
OVIMBUNDU
Os Ovimbundu (Ovi-mbundu, singular Oci-mbundu, adjectivo e idioma U-mbundu)[1] [2] [3] [4] (em português frequentemente referidos como Ovimbundos, uma forma híbrida que expressa o plural pelo prefixo umbundu "ovi" e pelo sufixo português "-s") [5] [6] [7] [8] são uma etnia bantu de Angola. Eles constituem 37% da população do país.[9] . Os seus subgrupos mais importantes são os Mbalundu ("Bailundos"), os Wambo (Huambo), os Bieno, os Sele, os Ndulu, os Sambo e os Kakonda (Caconda).
Ritos e costumes do Povo ovimbundu
O povo ovimbundu tem uma certa veneração pelos seus antepassados, daqueles que durante a sua vida terrena praticaram o bem e com galardão, merecem juntar-se ao coro dos seus antepassados (va sekulo).
É a estes a quem se devem construir pequenas casotas que se chamam "atambo" no quintal da nossa casa, ou num dos quartos que fica privado apenas para o efeitoe, também é a eles que se devem recorrer nos momentos de alegria, de tristeza , de calamidades naturais e de qualquer infortúnio na vida.
Para tal recorrem alguns ritos e constumes,
Ritual a ao local sagrado (Akokoto ou Etambo)
Ritual da chuva
Ritual do nascimento de bébes gémeos
A dança
O
...