Os Fitoplânctons
Por: Jessica Diniz • 19/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 401 Palavras (2 Páginas) • 120 Visualizações
Fitoplânctons são organismos flutuantes livres que vivem na coluna d’água, com pouca ou sem mobilidade, ficando assim, a mercê das correntezas. Esses são algas e/ou cianobactérias fotossintetizantes, sendo então responsáveis pela produção primária de lagos, lagoas, rios e represas.
Essa produção primaria está intimamente relacionada com as condições físico-químicas da água e por conseguinte a região onde o corpo d`água está localizada, se em regiões de clima temperado ou tropical.
Thienemann comparou a produtividade dos Fitoplânctons tantos em lagos temperados quanto em lagos tropicais e pode verificar que no segundo caso essa taxa é bem maior. Segundo Thienemann essa hipótese foi levantada em uma análise feita em 1931, observando o desenvolvimento da Carpa em ambos os lagos, notou que as Carpas de lagos tropicais se desenvolvem de 3 a 5 vezes mais rápido em comparação com as da Europa (lagos temperados). Significando então que a necessidade de produção alimentar também é grande. Segundo ele apesar da baixa densidade fitoplactonica em lagos tropicais, elas crescem e se reproduzem mais rapidamente, tornando a taxa de produtividade desse lago maior em comparação ao outro, além de outras condições favoráveis fornecidas, como: Alta taxa de reprodução e temperaturas favoráveis durante todo o ano.
A alta temperatura de clima tropical é o fator que mais influência na dinâmica desse corpo d’agua, visto a sua homogeneidade anual. Este parâmetro estimula a produtividade dos Fitoplânctons, assim como a decomposição da matéria orgânica, reciclando então os nutrientes dispostos nesse ambiente, favorecendo o metabolismo de microrganismos, porém essa alta produtividade implica também num alto consumo desses mesmo nutrientes, tornando esses níveis mais baixos em comparação com o outro lago. Lagos temperados têm seu “bloom” somente na primavera e verão.
Outro estudo feito por Talling (1965) aponta para o mesmo resultado, levando em conta as taxas fotossintéticas que do lago tropical que foi cinco vezes superior a do temperado, esses valores na máxima produtividade primeiro lago, taxa de fixação de clorofila a também foi observada superior.
Essas duas analises corrobora a ideia de que a produtividade fitoplanctônica em lagos tropicais supera aos temperados. Porém o escasso volume e qualidade dos estudos realizados em lagos tropicais não permite uma comparação mais aprofundada. O que é de suma importância levando em consideração o papel dessa comunidade para o equilíbrio do meio aquático e suas diversas utilidades e para fazer a leitura eficiente de seu estado trófico.
Referência
ESTEVES, Francisco de Assis. Fundamentos da limnologia. 3ª edição. Editora Interciência, 2011.
...