Os Skinheads
Exames: Os Skinheads. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CassiaZancanella • 6/6/2014 • 241 Palavras (1 Páginas) • 332 Visualizações
Skinheads
Skinheads, ou carecas, são jovens simpatizantes do nazismo, que se mostram intolerantes com minorias, pregando o combate a negros, judeus, homossexuais e nordestinos.
Apesar das cabeças raspadas, nem todos adotam o mesmo visual coturno, jeans, tatuagens, roupas do exército e muitos rejeitam a classificação "skinhead", por ser uma palavra norte-americana.
Existem vários grupos de skinheads. O mais conhecido é o Carecas do ABC, responsável pela morte do adestrador Edson Neris da Silva, em fevereiro, na praça da República, centro de São Paulo. Outros grupos conhecidos são os Carecas do Subúrbio e os Carecas do Brasil.
Os skinheads surgiram na década de 60, na Inglaterra, entre jovens da classe operária, insatisfeitos com a situação econômica e política do país. A cabeça raspada e o uso de suspensórios, camisas pólo brancas, tatuagens, jeans e botas militares são características ligadas aos seguidores do movimento.
Normalmente associados ao Nazismo e ao Racismo, nem todos os grupos skinheads são adeptos a essas práticas. Existem grupos ligados à tradição skinhead que reúnem anarquistas, punks, hippies e homossexuais. Devido à participação do grupo em atividades nacionalistas, na década de 70, e aos hooligans, torcedores fanáticos ingleses conhecidos por sua agressividade, os skinheads tiveram a imagem associada à violência.
O movimento skinhead neo-nazista, facção mais violenta do grupo, começou a crescer na Rússia, durante o conflito separatista com a Chechênia. Os neo-nazistas são xenófobos e adeptos da “limpeza racial”. Eles são responsáveis por violentos massacres de imigrantes, negros e homossexuais em todo mundo
...