Os clássicos
Seminário: Os clássicos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: smgdjb • 25/9/2013 • Seminário • 483 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
Ler um clássico pelo reconhecimento da necessidade da Arte e, portanto, da Literatura como dimensões da vida e do conhecimento humano. Se um livro continua a ser lido ou se um texto renasce das cinzas, como acontece frequentemente, é porque ainda tem o que falar. São aqueles livros que, embora escritos muitas vezes há séculos (por que não milênios, se pensarmos nos gregos da Antiguidade), continuam trazendo informações que se aplicam aos nossos dias. É isso que faz, inclusive, com que um livro seja tantas vezes parodiado ou parafraseado.
Os clássicos são obras com uma escrita cuidadosa, que em regra utilizam de palavras ou expressões pouco usuais ou que revelam um novo estilo de elaboração de texto e de prosa; As histórias tratadas são atemporais, ou seja, perduram no tempo e de certa forma vão se atualizando mesmo diante das mudanças sociais; Retratam contextos históricos importantes e que despertam amplo interesse da sociedade; A sua narrativa não se enquadra como romance, suspense, drama etc, o que conduz à criação de um novo gênero literário; Gera um impacto expressivo (positivo ou negativo) na sociedade ou no grupo que visa atingir; Contraria a ideia de previsibilidade, de histórias leves e de leitura fácil; Influenciam escritores de outras épocas; Possuem traduções em diversas línguas.
Aos meus olhos, esses são os requisitos principais que, conforme já mencionado, podem aparecer somados ou isolados. Um escritor que se tornou clássico, por exemplo, foi Machado de Assis, que possuía uma escrita ímpar e que se tornou referência em vocabulário e estrutura gramatical. Além disso, suas histórias possuem enredos que prendem o leitor e que conseguiram superar gerações.
Livros clássicos são livros de grande valor cultural tanto na literatura de um país ou também mundialmente. Muitas vezes as historias destes livros transmitiram a realidade da sociedade na época que foram publicadas, contém influências históricas e psicológicas por parte dos lugares e personagens retratados.
Os livros considerados Best-seller são literalmente os mais vendidos, ou seja, tem um grande apelo popular, isso pode abranger diversos gêneros ate mesmo livros técnicos e de autoajuda. Nem sempre um Best-seller é realmente um bom livro, exemplo disso são autores que escrevem em cima de temáticas já existentes porque sabem que podem conseguir sucesso com facilidade, esse tipo de escritor tem uma grande falta de imaginação e geralmente só querem ganhar em cima disso, na verdade eles nem deveriam ter a honra de chegarem a terem um grande público leitor. A literatura é uma arte e não foi feita para ganhar dinheiro e fama. Escritor de verdade ganha reconhecimento e é totalmente diferente de fama, pois fama é algo passageiro e fácil de esquecer, diferente de reconhecimento quando se é lembrado por algo de importância que tenha feito.
Porém não podemos esquecer que muitos livros hoje considerados clássicos no seu tempo de lançamento também foram como Best-sellers. E quem sabe daqui algum tempo alguns Best-sellers de hoje possam ser considerados clássicos.
...