Outra
Dissertações: Outra. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mayragrassi • 20/4/2014 • 254 Palavras (2 Páginas) • 756 Visualizações
A respeito dos aspectos biofísicos da terapia por estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), é certo afirmar que:
I) a penetração transcutânea é a emissão de corrente elétrica pulsada através da pele, usando pares de eletrodos, com a finalidade de ativar, isto é, estimular excitar ou despolarizar grupos de fibras nervosas que participam do processo de percepção e modulação da dor.
II) essa terapia induz a despolarização eletricamente, estimulando os nervos, (estruturas excitáveis), que são os responsáveis pela despolarização. Isso significa que, após o repouso, quando as fibras nervosas tinham o lado de dentro da membrana com carga negativa, ocorre a reversão do estado polarizado, fazendo com que o interior da membrana se torne carregado positivamente. Essa reversão descreve o potencial de ação ou o impulso nervoso.
III) ocorre a repolarização /hiperpolarização, ou seja, a restauração do potencial de repouso da membrana por parte da bomba sódio-potássio-ATPase.
De acordo com o texto acima, é correto afirmar que:A TENS consiste em uma terapia aplicada em forma de onda. A onda é bifásica e balanceada. Assim a carga elétrica em cada fase tem uma resultante igual a zero. Podemos afirmar que:
I) Para um tratamento de controle da dor prolongado, sendo a estimulação de correntes elétricas balanceada, diminui-se o risco de irritação na pele.
II) A importância de se criar ondas em equilíbrio, evita um estado de baixa estimulação, que não faria efeito no tratamento da dor
III) A alta estimulação pode levar a um acúmulo resultante adverso de carga, aumentando o risco de irritação e queimadura na pele.
Com relação às afirmativas acima, pode-se dizer que:
...