TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Outros

Ensaios: Outros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  4.808 Palavras (20 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 20

Editores de texto

O Editor de Texto é um processador de texto muito versátil para quem precisa criar documentos de texto. Ele é equipado com ferramentas para formatar e definir o layout da página, editar e estilizar o texto, verificar a ortografia, criar tabelas e listas, importar gráficos, trabalhar com HTML e até mesmo adicionar arquivos de música e de filme. Dentre as ferramenta que chamamos editor de texto, podemos encontrar software proprietário (pago) ou software livre (GNU General Public License - Licença Pública Geral).

Exercício 1

Ferramentas a serem utilizadas:

> Selecionar text

> teclas de atalho

> Formatar parágrafo

> Configurar página

> Salvar e abrir documento

> Localizar e substituir texto

Tarefas:

1. copie e cole o texto em um documento do Word;

2. Ajuste os parágrafos, usando atecla “TAB”;

3. Selecionar todo o documento e ajustar o parágrafo para 6 pontos de espaçamento, antes e depois.

4. Colocar o título em negrito, tamanho 16 e jsutificado

5. colocar o restante do texto, tamanho 12, usando a fonte Verdana

6. Localizar a palavra “desigualdade” e colocar em negrito.

7. Localizar a palavra “ONGs” e colorir a fonte de verde

8. Localizar a palavra “Mercado” e colorir a fonte de vermelho

9 . Localizar a palavra “Estado” e colorir a fonte de azul.

10. configure a página para que suas margens sejam de 1,5 cm em todas as direções.

11. Salvar o documento, com um nome que se adeque ao texto de seu conteúdo.

Texto: Estado, Mercado, ONGs e Movimentos: qual o papel desses atores para redução da desigualdades

Falando em direitos e obrigações não podemos deixar de falar nas funções do Estado. Mas afinal, o que é Estado? O Estado é a reunião de todas as instituições capaz de exercer com permissão o uso da força e controle sobre as pessoas em um determinado território. Isso significa que o Estado é correspondente ao governo de uma nação.

Mas, para o governo não abuse do seu poder sobre as pessoas existem, em uma democracia, três poderes que equilibram os limites e as funções do Estado: 1) O Legislativo – faz as leis dizendo quem tem direito e quem tem deveres; 2) O Executivo – executa os deveres e direitos garantidos por lei e 3) O judiciário – julga e fiscaliza as ações do Executivo.

Numa sociedade capitalista e democrática, como a brasileira, o Estado deve garantir o bem comum, a vontade de todos. Como vimos antes, a sociedade é feita de pessoas são diferentes e desiguais. Então, como garantir que os interesses de todos sejam garantidos? Atender os interesses sem contribuir para aumentar a desigualdade entre as pessoas é a grande dificuldade do Estado capitalista.

Uma das principais funções do Estado capitalista é a preservação da propriedade, ou seja, dos bens que as pessoas possuem. Então, quem tem mais propriedade tem mais proteção e garantias do Estado. Mas na prática isso não é simples assim.

Hoje, no mundo inteiro, os Estados capitalistas tiveram que atender as necessidades de diferentes classes, ou seja, de pessoas com mais ou menos renda (dinheiro, bens). Isso ocorreu porque diversos movimentos lutaram para que o Estado tivesse mais funções e garantisse proteção a todos, especialmente dos mais desprotegidos.

Para garantir que o Estado proteja os desfavorecidos (pobres, pessoa com deficiência, idosos, crianças, adolescentes, etc.), o poder Legislativo cria leis que colocam serviços sociais como saúde, educação e renda (bolsa-auxílio) como uma obrigação, um dever, do Estado e um direito das pessoas.

O Estado é um espaço influenciado por diversos interesses diferentes. As classes “brigam” entre si e com o Estado para garantir os seus interesses. Ganha a “briga” quem conseguir pressionar mais, especialmente, que tem mais condições de realizar essa pressão. As leis, por exemplo, são um resultado dessa “briga”. Elas são criadas para atender interesses que podem beneficiar os ricos ou pobres, os mais fortes ou mais fracos.

O Estado e suas organizações são chamados de esfera pública, ou seja, um lugar onde as ações são voltadas para todos – teoricamente deveria ser assim. Já o Mercado é chamado de esfera privada – espaço onde os interesses particulares acontecem.

Na sociedade capitalista, também conhecida como sociedade de Mercado, as relações entre as pessoas baseiam-se na troca de bens e serviços, visando o lucro de quem oferece. Isto significa que todos podem “oferecer coisa em troca de dinheiro”. Alguns oferecem produtos (xampu, feijão, lápis, etc). Mas, uma das mercadorias mais comuns na sociedade capitalista é a força de trabalho. As pessoas vendem sua disposição para trabalho em troca de salário.

Apesar de existir uma esfera privada, onde as pessoas satisfazem seus interesses, o Estado é responsável por regular, controlar esses interesses. Isto ocorre porque os interesses individuais de uma pessoa não podem ferir os interesses das outras pessoas.

Porém, o Estado é pressionado pelas classes com maior renda para proteger seus recursos, então ele protege também a propriedade das pessoas. Por isso, na sociedade capitalista, o Mercado não sobrevive sem o Estado e virce-versa. O Estado também é dependendo Mercado, pois será cobrado imposto das pessoas e das empresas, ou seja, do Mercado, que ele terá dinheiro para executar suas funções.

Quem tem mais renda espera que o Estado proteja a sociedade de Mercado para que a pessoas ricas continuem tendo mais lucros. Quem tem menos renda deseja que o estado ofereça serviços públicos para que as pessoas pobres vivam melhores. É mais importante entender que as pessoas pobres precisam dos serviços públicos porque o Mercado capitalista não é capaz de satisfazer as necessidades de todos, pois todos buscam lucro e todos querem cada vez mais. Isso provoca uma concentração de renda, quer dizer, poucos ficam com a maioria dos recursos (dinheiro) enquanto para grande maioria sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com