PARAFUSO DE ARQUIMEDES
Casos: PARAFUSO DE ARQUIMEDES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wmsilva • 30/3/2014 • 411 Palavras (2 Páginas) • 1.912 Visualizações
Projeto Museu Memória das Águas de Salvador
Roteiro de trabalho
Roberto Pires
1. Tema a ser trabalhado
Parafuso de Arquimedes – Elevação de água
2. Síntese do material pesquisado
Arquimedes que viveu entre 287 e 212 a.C. criou o “parafuso sem-fim”. Esse foi um grande avanço nas maquinas modernas. Entre as criações mais importantes a partir desse fato, está também a mais simples, que é o Parafuso de Arquimedes.
Esse mecanismo é bastante antigo e já era conhecido pelos gregos no Século III a.C. Trata-se de um grande parafuso (helicóide) que funciona de forma inclinada (plano inclinado) e gira movendo o fluido para a extremidade oposta do parafuso. Ele facilitava o trabalho no Egito transportando as águas do rio Nilo para os famosos diques de contenção.
Além desta forma de movimento, também podia ser acoplado a um moinho ou a outro mecanismo para mover com os pés (como uma bicicleta).
Leonardo da Vinci concebeu um parafuso diferente em que a hélice foi substituída por um tubo helicoidal.
Uma das principais vantagens do Parafuso de Arquimedes é o fato de não ser restrito a líquidos, mas também transporta sólidos e grãos.
Esse mecanismo é utilizado ainda hoje para elevação de água, transporte de grãos, rochas de mineração, etc.
3. Material pesquisado
http://br.geocities.com/saladesica
http://www.esrp.pt/departam/g04/textos/cientistas/arquimedes/arquimedes.html
http://www.eradeciencias.com.br/sala25/25-C03.asp
http://www.hidrovector.com.br/ebook-carneiro-hidraulico.asp
4. Síntese do experimento
O experimento consiste em retratar com fidelidade o modo manual de elevar água através de uma manivela. O local de instalação do nosso parafuso foi proposto para o “rio” presente nas instalações do museu.
O Parafuso foi idealizado da seguinte forma:
Este sistema irá sustentar o tubo flexível que será colocado em volta do tubo de PVC em forma helicoidal como mostrado na figura abaixo:
Este sistema será colocado no interior do “rio” e a manivela ficará a uma altura em torno de 1,20 metros, ou uma altura ergonomicamente correta para que o visitante possa girar a manivela e elevar a água através do tubo flexível.
A água pode ser utilizada para um reservatório logo ao lado e posteriormente retornar ao “rio” ser integrado a outro experimento como a Roda D’água, já existente no nosso espaço, o esquema pode ser da seguinte maneira:
Imagem
...