PATHMONIA
Resenha: PATHMONIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aliniesouza2014 • 28/4/2014 • Resenha • 331 Palavras (2 Páginas) • 201 Visualizações
2.2 PATRIMÔNIO
Pode ser definido como patrimônio: um conjunto de bens, direitos e obrigações suscetíveis de depreciação econômica, para com terceiros que pertencem a uma pessoa física, sociedade ou instituição de qualquer natureza, ou finalidade com ou sem fins lucrativos. De uma forma resumida podemos aplicar à conceituação de patrimônio o Patrimônio Líquido que igual a Bens + Direitos –Obrigações; é necessário conhecermos a riqueza líquida da empresa ou pessoa.
Podem-se ter três situações líquidas patrimoniais possíveis: Líquida Positiva: quando os bens e direitos da empresa excedem o valor das obrigações exigíveis; Líquida Negativa (Passivo a descoberto): quando os bens e direitos forem menores que as obrigações exigíveis e por fim a situação Líquida Nula: quando os bens e direitos são iguais às obrigações exigíveis. Os bens e direitos que são pertencentes ao patrimônio são denominados de Ativo e Passivo.
No ativo as contas que compõem esta parte do patrimônio são aquelas que demonstram para onde foram os recursos da empresa, caracterizado como: contas de aplicação dos recursos. É a representação das contas dos bens e direitos da empresa.
Bens: é tudo que satisfaz as necessidades econômicas da empresa; podem ser tangíveis (que são palpáveis, tem forma física) ou intangíveis (que são palpáveis incorpóreos). Direitos: são os valores que juridicamente pertencem à empresa, mas que por alguma razão estão em posse de outrem. Um exemplo: a empresa vendeu uma máquina a prazo: como não recebeu o dinheiro ainda, o valor da venda é um DIREITO da empresa, porém estará figurado no Balanço Patrimonial no ATIVO CIRCULANTE. Passivo: são as contas que nessa parte do Balanço Patrimonial demonstram de onde se originou os recursos, acabam representando as obrigações para outrem. Obrigações: é o inverso de Direitos, pois são as dívidas contraídas pela empresa e que possuem ou não um prazo determinado para pagamento. Podemos citar como exemplos: salários a pagar, fornecedores, aluguéis; outro gasto que pode ser lançado nessa área são as Provisões que são as dívidas sem um vencimento prévio definido que são as férias.
...