P.C.P
Trabalho Escolar: P.C.P. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alexdi • 14/4/2013 • 1.492 Palavras (6 Páginas) • 1.129 Visualizações
Para que os objetivos de uma empresa sejam atingidos é preciso planejar antecipadamente e controlar de forma adequada sua produção. O planejamento e controle de produção (PCP) para este fim, visando a eficiência e a eficácia de uma empresa.
Tendo diferentes significados de eficiência e eficácia, o ideal seria uma empresa ter os dois ao mesmo tempo para melhores resultados, por exemplo: não ser somente eficiente para a melhor aplicação dos recursos, mas também ser eficaz para maior alcance dos objetivos.
COCEITO DE PCP
O planejamento é a função administrativa que antecipadamente determina quais os objetivos devem ser atingidos e qual a melhor forma com que deve ser feito. Sempre visando o futuro e o objetivo a ser alcançado o planejamento e necessário para que não haja uma desorganização, evitando assim um caos.
Para isso é necessário planejar: o que deve fazer; quando fizer; quem deve fazer e como fazer.
Já o controle tem a função de medir e corrigir o desempenho do que foi planejado para identificar os erros ou desvios, a fim de corrigi-los e evitar que sejam repetidos , para assegurar assim que sejam executados da melhor forma possível.
Em uma escala onde o planejamento esta em primeiro lugar e o controle esta em ultimo ainda temos a organização e a direção, sendo assim: planejamento; organização; direção e controle.
Planejamento e controle são definições genéricas, porem cada uma expressa muito bem seu significado. Na produção o PCP cuida das atividades produtivas da empresa. Se a mesma produz bens ou mercadorias, sua função é cuidar da produção, das matérias-primas, da mão-de-obra, das maquinas e equipamentos, dos estoques de produtos acabados, para a área de vendas efetuarem as entregas aos clientes. Se a produção e de serviços o PCP atua na produção desses serviços, cuidando da mão-de-obra, das maquinas e equipamentos e demais recursos necessários para a oferta dos serviços afim de atender a demanda dos clientes e usuários. Partindo dos objetivos da empresa, o PCP atua para tirar melhor proveito possível em termos de eficiência e eficácia.
FINALIDADE E FUNÇÕES DO PCP
O PCP atua antes, durante e depois do processo produtivo. Antes, planejando a produção, programando materiais, maquinas pessoas e estoque. Durante e depois, controlando o funcionamento da produção para mantê-lo de acordo com o que foi planejado. Assim, o PCP assegura a obtenção máxima eficácia e eficácia do processo de produção da empresa.
Ao desenvolver suas funções o PCP mantem uma rede de relacionamento com as demais ares da empresa, utilizando racionalmente os recursos empresariais: matérias, humanos, financeiros, etc. Assim as principais inter-relações do PCP com as demais áreas são as seguintes:
• ENGENHARIA INDUSTRIAL: o PCP programa o funcionamento de maquinas e equipamentos e baseia-se em boletins de operação (BO). Por sua vez a engenharia industrial programa a paralização das maquinas e equipamentos para manutenção e reparos.
• SUPRIMENTOS E COMPRAS: o PCP programa materiais e matérias-primas que devem ser obtidas no mercado fornecedor pelo órgão de suprimentos.
• RECURSOS HUMANOS: o PCP programa a atividade da mão-de-obra, estabelecendo a quantidade de pessoas que devem trabalhar no processo de produção,
• FINANCEIRA: o PCP se baseia nos cálculos financeiros fornecidos para estabelecer os níveis de estoque de matérias-primas e de produtos acabados, além dos lotes econômicos de produção.
• VENDAS: o PCP se baseia na previsão de vendas, para elaborar o plano de produção e planejar a quantidade de produtos acabados necessária para suprir as entregas. A medida que a previsão de vendas sofre alterações, o PCP também altera seu plano.
• PRODUÇÃO: o PCP planeja e controla a atividade diária de produção.
PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DO PCP
O PCP é baseado em princípios e não em leis. Por esse motivo não é uma ciência exata e sim uma ciência que lida com fenômenos sociais e humanos, portanto esta sujeita a uma enorme variabilidade.
Quando se trata de planejamento da produção são utilizados os princípios fundamentais do planejamento e quando se trata de controle de produção é utilizado os princípios fundamentais de do controle.
Os princípios que regem o planejamento são:
• PRINCIPIO DA DEFINIÇÃO DO OBJETIVO: é feito em função do objetivo que se pretende atingir. Deve ser definido de forma clara, para não ser vago ou dispersivo. No fundo, o planejamento constitui o meio para alcançar o objetivo definido.
• PRINCIPIO DA FLEXIBILIDADE DO PLANEJAMENTO: o planejamento deve ser flexível e elástico a fim de poder se adaptar as situações imprevistas.
Os princípios que regem o controle são:
• PRINCIPIO DO OBJETIVO: o controle deve contribuir para o alcance dos objetivos, apontando os erros ou falhas a tempo para serem corrigidos.
• PRINCIPIOS DA DEFINIÇÃO DOS PADRÕES: o controle deve basear-se em padrões bem definidos. Estes são definidos no planejamento, ou seja, antes da execução do trabalho, e devem servir de critério para o futuro desempenho.
• PRINCIPIO DA EXECUÇÃO: diz esse principio que o controle deve se controlar exclusivamente as situações excepcionais, isto é, sobre os desvios mais importantes e não sobre as coisas normais. Esse princípio foi formulado por Taylor, um dos percursores da moderna administração.
• PRINCIPIO DA AÇÃO: o controle somente se justifica quando aponta e corrige falhas ou desvios. Significa que se um controle não conduzir nada é melhor elimina-lo.
Para sucesso do PCP os princípios fundamentais são importantes porem o cuidado na aplicação é tão importante quanto.
Se não houver flexibilidade para se adequar as mudanças e uma definição clara para que se possa alcançar os objetivos, o planejamento será falho da mesma forma se não houver uma definição adequada dos objetivos e uma avaliação e medição para que se detecte os erros, também será falho o controle. Sendo assim de nada vale o PCP.
SISTEMA DO PCP
O PCP está relacionado com o sistema de produção e dele depende para planejar e controlar o mesmo. Por isso existem três sistemas de produção: Sob encomenda, em lotes e contínua. Cada um desses sistemas
...