PELE
Projeto de pesquisa: PELE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Garces • 30/5/2014 • Projeto de pesquisa • 5.002 Palavras (21 Páginas) • 315 Visualizações
Introdução
O presente trabalho busca oferecer dados sobre a importância da estética pele, busca a da beleza e para o bem está possibilitando o melhoramento e a restauração de desvios estética (aparência ) e da auto-estima, com vistos a qualidade de vida dos usuários. Os tratamentos são tanto faciais como corporais. Com aplicação externo,cada caso avaliado é tratado de forma única. Gerando bem estar ao individuo. O estágio foi no laboratório do SENAC – MA no curso oferece aulas praticas e teóricas que são importantes para a aprendizagem e capacitação adequado para esse mercado.
O trabalho tem por objetivo fornecer os conhecimentos necessários para aplicação de produtos e aparelhos através das atitudes e posturas corretas utilizando-se das técnicas de realização da mesma com materiais e produtos adequados. No mercado de trabalho a imagem pessoal tem muito valor e a sua imagem e seu cartão de visita. No mundo moderno os profissionais bem sucedidos são aqueles que mantém uma imagem pessoal positivo.
2. A PELE
A pele é o maior órgão do corpo humano. Ela forma uma barreira çfina e extremamente sensível entre o organismo e o mundo exterior. Além disso, reflete o estado de nossa saúde física e mental. Com base em seu complexo funcionamento, a pele desempenha o papel vital de proteger o corpo dos raios ultravioleta, da poluição, de agentes tóxicos, de temperaturas altas e baixas e, por meio das glândulas sudoríparas, elimina toxinas impurezas do organismo.
Por meio do tato, a pele, em conexão com o sistema nervoso, é responsável pela percepção direta do mundo exterior, desde os sinais de frio ou calor aos de efeitos, rejeições, prazer e dois. Outra função da pele é a distribuição de nutrientes e oxigênio para nervos, glândulas, cabelos CE unhas.
A pele merece a atenção número um de todo aquele está preocupado em manter se belo, jovial, com boa disposição e qualidade de vida. Ela é um retrato do que ocorre com o corpo e, por isso, deve ser cuidadosamente. É ela que reflete os primeiros sinais de envelhecimento que devem ser prevenidos e combatidos. A pele precisa de cuidados especiais, com boa alimentação, hidratação e proteção para refletir a luminosidade da alma, a saúde física e emocional do corpo. Seu principal papel Ed proteger o organismo, de um lado impedindo a entrada de substancias nocivas, e de outro, evitando a evaporação excessiva de água, que levaria à desidratação. Exercendo desse modo uma função de barreira, sendo a epiderme a camada mais importante para essa função. Ela é um órgão de revestimento complexo e heterogêneo, composto essencialmente de três grandes camadas de tecidos superior - a epiderme,uma intermediário; - a derme; e uma camada profunda a hipoderme.
Camadas
2.1 Epiderme – é a camada externa da pele, constituída por tecido epiterial. Elas está dividida em cinco camadas, que da profundidade para a superfície são :
Camada Germinativa (estrato cilindrico ou camada basal);
Extrato Espinhoso (camada de malpighi )
Extrato Granuloso (camada ludica)
Extrato Córneo ou camada córnea
As células do epiderme constituem um sistema dinâmico, ou seja, então em constante renovação, desde sua junção com o derme até a superfície cutânea, onde se efetua uma descamação permanente.
A pele elimina diariamente cerca de 6 a 14g de células mortais, que não substituídas por outras células epidérmicas, as quais gradualmente se queratinizam . Nesse processo de queratinização em que se forma a queratina, ou seja, a proteína insolúvel produzida pela epiderme, há progressiva desidratação celular, com decomposição gradual do citoplasma e o núcleo.
2.2 Derme – a derme, ou cório, e um tecido resistente que nutre a epiderme e protege o corpo contra lesões mecânicas, e tem espessura variável cão longo do organismo desde 1 até 4 mm.
Está localizado imediatamente sob a epiderme, é um tecido conjuntivo que contém fibras proteicas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas. As principais células do derme são os fibrablastos, responsáveis pela produção de fibras e de uma substancia amorfa, na qual os elementos dérmicos estão mergulhados.
A epiderme penetra na derme e origina os folículos pilosos, glândulas de pelo, fibras elásticas (elasticidade), fibras colágenas (resistência) vasos sanguíneos e nervos.
O colágeno é proteína mais abundante na organismo, onde cerca de 80% da massa seca da pele é constituída de colágeno. A elastina é uma proteína parecida com o colágeno, porém com a presença de aminoácidos como desmasina e isodesmasina.
A derme é resistente e elastina, atua como almofada do corpo frente a lesões mecânicos. É o elemento de sustentação e nutrição da epiderme e seus anexos cutâneos. Consta de uma associação de fibras de proteína com uma substância amorfa fundamental que contém mucopolissacari. A derme também desempenha função protetora, representando a segunda camada de defesa contra traumatismo. Constitui uma grande depósito potencial de sangue, eletrólitos e água. Contém entre 20 e 40% de água total do corpo. Duas regiões principais podem ser distinguidas na derme humana : a mais externa e muito fina denominada derme pilar e uma mais profunda e mais densa, a derme reticular. A derme papilar é irregular na região de interdigitação com a epiderme, formando as papilas dérmicas.
2.3 Hipoderme- Essa camada, também chamado de peiculo adiposo, a qual apresenta espessura variável, é a camada mais profunda da pele, onde os feixes conjuntivos, entremeados com fibras elásticas, assumem disposições especiais, formando aureolas, alvéolos ou lajas, que contém células adiposas (células de gordura) ou adipócitos. As células adiposas, contém em seu citoplasma, uma grande quatidade de lipídios, contém também um pigmento, o lipocrâmio, além de colesterol, velominas e água. Funcionalmente, a hipoderme, além de deposito nutritivo de reserva, participa no isolamento térmicos e na proteção mecânica do organismo as pressões e traumatismos externos e facilita a motilidade da pele em relações as estruturas subjacentes.
3. Penetração de substancias ativas na pele.
Penetração cutânea – É a capacidade que a pele tem de deixar passar, seletivamente certas substancias em função de sua natureza química ou de determinados
...