PIC ADMINISTRAÇÃO
Dissertações: PIC ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sovitoria • 14/5/2013 • 2.584 Palavras (11 Páginas) • 452 Visualizações
ANHANGUERA - JACAREI
A LOGÍSTICA NAS EMPRESAS
JACAREI - 2012
PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA
A LOGÍSTICA NAS EMPRESAS
Trabalho de inicição cientifica,
elaborado como exigencia da disciplina
de Administração de Empresas,com
finalidade de atividade complementar.
Orientador: Professor Rogério
JACAREI - 2012
RESUMO 3
1 - INTRODUÇÃO 3
1.1 – OJETIVO GERAL 5
1.2 – OBJETIVO ESPECIFICO 5
1.3 - JUSTIFICATIVA 5
2 - ADMINISTRAÇÃO E A LOGISTICA 6
3 - LOGÍSTICA E SUAS COMPETENCIAS 7
3.1 - TRANSPORTE 7
3.2 – ARMAZENAMENTO/ESTOQUE 8
3.4 - MARKETING 9
3.5 – FERRAMENTA GERENCIAL 10
4 - MODAIS E INFRA-ESTRUTURA 10
4.1 – MODAL RODOVIARIO 10
4.2 – MODAL AEROVIARIO 11
4.3 – MODAL FERROVIARIO 11
COCLUSÃO 13
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 13
RESUMO
No presente trabalho busca apresentar ao leitor conceitos de ponto de vista de diversos autores, questões fundamentais sobre as atividades logísticas, seus modais, e o quando as operações de movimentação de mercadorias, são relevantes para as empresas, evidencia os resultados positivos que o planejamento logístico podem acarretar na organização. Apresentou –se também uma relação da logística e a administração de empresas, explicando os fatores que levaram a mesma para um lugar de destaque, ou seja, a deixou com um foco maior, explicando as vantagens de se implementar uma gestão na área de movimentação, armazenagem, e distribuição de materiais.
1 - INTRODUÇÃO
Segundo Christopher (1997, p.2), a logística é o processo de gerenciar estrategicamente aquisição, movimentação e armazenagem de materiais e produtos acabados, bem como os relativos fluxos de modo a maximizar as lucratividades presente e futura através da redução dos custos. Portanto a logística alem de se responsabilizar pelo fluxo de entrada e saída de materiais, também reduz os custos, agrega valor, potencializa a qualidade e por fim gera lucro.
A logística atualmente vem tornando se cada vez mais importante para as empresas, os custos logísticos comprometem boa parte do faturamento chegando a 12% do PIB brasileiro ( Produto Interno Bruto ), aumentando o valor das operações de transportes, até pouco era associada a atividades de transporte a armazenagem e considerada como uma área de apoio, não vital para o sucesso das organizações.
Mais com as constantes mudanças de mercado essa percepção esta mudando entre os gestores que a cada dia estão reconhecendo que o desenvolvimento e o planejamento das operações logísticas são um ponto estratégico e essencial para obter uma vantagem competitiva. Em contrapartida, operações logísticas ineficientes geram perdas financeiras consideráveis que podem comprometer não apenas a qualidade e os níveis de serviço empresarial, mas a própria sobrevivência da organização.
Segundo Christopher (1997), em muitos casos, os custos
logísticos são muito maiores que a margem de lucro de um produto. Ou seja para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado torna se fundamental para sua existência, adotar uma gestão com enfoque nos custos logísticos, que são encontrados na movimentação de materiais, armazenamento/condicionamento, fluxo de matéria prima, produção, expedição, distribuição, controle das informações, com o objetivo de reduzir custos, aumentar a qualidade de produtos/serviços agregando valor ao produto.
Devido sua relevância, e conter diversas competência, foi que a logística destacou se na administração de empresas, tornando se uma vertente de suma importância na competitividade de mercado, pois a possibilidade de aumentar a qualidade de serviços prestados, visando a satisfação do cliente, certamente fará com que as organizações potencialize seus ativos, gerando crescimento.
A partir desse cenário este trabalho procura coletar, mensurar e analisar informações relevantes dos custos logísticos, com o objetivo de apontar as vantagens e a relação da mesma com a administração, os motivos de se implementar uma gestão logística nas atividades empresariais, e será dividido nos seguintes capítulos:
• No primeiro, será apresentada ao leitor uma relação entre a logística e a administração, e o porque a mesma se tornou uma arma estratégica;
• No segundo abordaremos o conceito de logística e suas competências;
• No terceiro sera apresentado os modais, e a infra estrutura de transporte brasileira;
• No quato os custos logísticos, pesquisando uma relação das atividades logísticas e o quanto podem afetar o faturamento das organizações;
• Conclusão e considerações finais.
1.1 – OJETIVO GERAL
Demonstrar os custo logístico e a importância da mesma na competitividade de mercado.
1.2
...