PIM III - CONTABILIDADE | SAÚDE AMBIENTAL | ESTATISTICA APLICADA
Por: andremartins45 • 2/6/2017 • Trabalho acadêmico • 5.568 Palavras (23 Páginas) • 1.723 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR TECNOLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL
Nome - RA
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR III
EMPRESA: NATURA COSMÉTICOS S/A
SÃO PAULO
2016
Nome-RA
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR III
Empresa: Natura Cosméticos S/A
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental da Universidade Paulista, para o título de graduado.
Orientação: Dra Daniela Patto
SÃO PAULO
2016
RESUMO
O presente Projeto vem apresentar uma breve pesquisa sobre a empresa Natura Cosméticos S/A, assim como apresentar fatores de forma sustentável que contribuem para futuro próximo sua preocupação como o meio ambiente. o funcionamento da empresa objeto da pesquisa aplicando-se o conhecimento adquirido no transcorrer do curso de Graduação Tecnológica em Gestão Ambiental. Especificamente tem o objetivo de evidenciar como o estudo das disciplinas aqui abordadas pode contribuir para o desenvolvimento da empresa, citando como os dados levantados podem ser aplicados na melhoria da gestão da empresa referida, utilizando-se de metodologia de pesquisa como levantamento de dados colhidos na própria empresa, com pesquisa bibliográfica específica, fazendo-se então o cruzamento das informações para se alcançar o objetivo além, de apresentar as abordagens das disciplinas como: Contabilidade que, será visto os balanços patrimoniais ativos e passivos e o quadro geral de liquidez que a mesma desenvolve, não deixando de citar os conceitos a ser estudados, utilizando como apoio no contexto do projeto, disciplina Saúde Ambientais fará uma abordagem sobre o processo de interação do homem com o meio ambiente ao redor, estilo de vida, biologia humana e serviços de saúde prestados a comunidade e de que forma a empresa Natura vem contribuindo para que se diminua os efeitos de prejuízos a natureza, disciplina Estatística Aplicada fará uma abordagem da importância da pesquisa e dos dados estatísticos que são fatores essências como métodos de prevenção e como a empresa Natura vem contribuindo com esses dados considerados relevantes para a preservação natural do meio ambiente e a disciplina Estratégia de Marketing Ambiental com o intuito de demonstrar de forma clara e objetiva, como empresa está se atuando para alcançar seus objetivos para atuar com responsabilidade social. Ao final da leitura do presente projeto, espera-se ter sido específico e conciso, tentando alcançar a coesão entre as opiniões do autor e do leitor.
Palavras-chave: Análise - meio ambiente – responsabilidade social.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. DESENVOLVIMENTO 6
2.1. Descrição da Empresa Natura Cosméticos S/A 6
3. CONTABILIDADE 7
3.1. Demonstração de balanços patrimoniais ativos da empresa Natura Cosméticos S/A 8
3.2. Demonstração de balanços patrimoniais passivos da empresa Natura Cosméticos S/A. 8
3.3. Quadro demonstrativo geral de liquidez da empresa Natura Cosméticos S/A. 10
4. SAÚDE AMBIENTAL 11
5. ESTATISTICA APLICADA 16
5.1. Os desafios da empresa Natura Cosméticos S/A. 17
5.2. RESULTADOS 18
6. ESTRATEGIA DE MARKETING AMBIENTAL 19
INTRODUÇÃO
Partindo do conceito e do cuidado com o meio ambiente que a sociedade em geral necessita ter o objetivo deste projeto é produzir uma pesquisa e analises dos princípios básicos que norteiam a gestão ambiental e como ela vem influenciando na indústria, nos meios de comunicação e a educação trazendo propostas inovadoras para a preservação do meio ambiente.
Vivendo em uma época onde a competição, o forte impacto da tecnologia e as rápidas mudanças se tornaram os maiores desafios externos, a vantagem competitiva das empresas está na maneira de utilizar o conhecimento e o perfil das pessoas e na promoção de inovações que visem a responsabilidade social com o meio ambiente.
A estrutura da organização está direcionada com base nas disciplinas Como vamos conhecer as particulares desenvolvidas em cada conceito disciplinar sejam elas através da Contabilidade, da Saúde Ambiental, da Estatísticas Aplicada e Marketing Ambiental que são elementos fundamentais que complementam o desenvolvimento das ações executadas dentro da empresa Natura Cosméticos S/A.
DESENVOLVIMENTO
Descrição da Empresa Natura Cosméticos S/A
A empresa foi criada em 1969, quando Antônio Luiz da Cunha Seabra, abriu uma loja e um laboratório em São Paulo. No ano de 1974 foi feita a escolha pelo modelo de vendas diretas. Em 1989, as quatro empresas que compunham o sistema Natura, originárias de parcerias com outros empreendedores, foram incorporadas à Natura Cosméticos. Em 1983, a Natura tornou-se uma das primeiras fábricas de bens de consumo contínuo a comercializar produtos com recargas ou refil. No período de 1990 a 1992 a empresa ganhou competitividade para enfrentar o mercado global com a integração de veteranos de multinacionais na diretoria. A expansão na América Latina se iniciou em 1994 através do Chile, Peru e Argentina. Em 1999, a Natura comprou o fabricante de produtos fitoterápicos Flora Medicinal para aquisição de tecnologia na produção de produtos à base de plantas, seguindo sua estratégia de desenvolvimento de produtos baseados na biodiversidade brasileira. A aquisição também visava o ganho de conhecimento dos canais de venda de varejo – considerável potencial de distribuição de cosméticos a médio e longo prazo.
A empresa passou a década de noventa reorientando a carteira de produtos para linhas com base nos conceitos de biodiversidade. Em 2001, inaugurou o complexo industrial de Cajamar no estado de São Paulo para pesquisa, desenvolvimento, treinamento e logística de suas operações. A conclusão da fábrica permitiu a fabricação de produtos de alta qualidade, proporcionou flexibilidade e eficiência produtiva, além de baixas necessidades de investimento para futuras expansões.
O ano de 2005 marca o início das operações no México, apesar de há dois anos já vender seus produtos nos free shops do país e ter há pouco iniciado as vendas em free shops de Cancun e Aruba. Seguindo a estratégia de internacionalização, abre sua primeira loja na Europa, em Paris, com investimentos previstos de US$ 21 milhões. Para mercados fora da América Latina, a empresa tem em andamento o projeto chamado Ekos International, com a estratégia de vender apenas produtos desta linha, explorando a imagem da biodiversidade brasileira com produtos compostos unicamente de ingredientes naturais. Em 2006, planeja ingressar nos demais mercados latino-americanos, como Colômbia, Venezuela, Equador, Costa Rica e Uruguai.
...