PIM IV UNIP
Ensaios: PIM IV UNIP. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcio1979 • 24/3/2015 • 4.024 Palavras (17 Páginas) • 670 Visualizações
RESUMO
O objetivo deste projeto é identificar a importância da administração de Recursos Humanos, bem como, o planejamento de mão de obra na empresa. Verificar como está sendo feito o recrutamento e seleção de pessoas. Analisar se o líder dessa empresa está conseguindo desempenhar seu papel com êxito. Verificar qual o tipo de líder existente na empresa. Visa proporcionar a análise da empresa sob os aspectos de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Suprimento de Mão de Obra e Dinâmica das Relações Interpessoais. Verificamos que a empresa encontra-se há muitos anos no mercado, sendo uma das pioneiras no setor na região e com grande aceitação pelo público consumidor.
Palavras-chave: recursos humanos, mão de obra e projeto.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO .................................................................................................... 05
1.1. A empresa........................................................................................................ 05
2. SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA.................................................................... 07
2.1. Recrutamento ................................................................................................. 07
2.1.1. Recrutamento interno ................................................................................. 08
2.1.2. Recrutamento externo ................................................................................ 08
2.2. Processo seletivo ........................................................................................... 09
2.3. Técnicas de seleção ....................................................................................... 10
3. DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS........................................... 11
3.1. Planejamento de pessoal ............................................................................... 11
3.2. Visão e estratégias da Farmácia Nossa Senhora do Rosário Ltda............. 13
3.3. Organograma ................................................................................................... 13
4. DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS................................................. 15
4.1. Ciclo motivacional ........................................................................................... 16
4.2. Liderança .......................................................................................................... 17
4.2.1. Estilos de liderança ...................................................................................... 17
4.3. Feedback na organização ............................................................................... 18
4.4. Clima organizacional ....................................................................................... 18
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................. 19
6. REFERÊNCIAS .................................................................................................... 20
1. INTRODUÇÃO
A gestão de pessoas é um grande desafio para as organizações, a tecnologia e as informações que atualmente dominam os processos de mercado, mudaram muito rápida e imprevisivelmente, o que exigiu das organizações respostas ágeis e eficazes, o que culminou na necessidade de investir em conhecimento. As habilidades e a competência das pessoas tornaram-se um diferencial dentro das organizações, que implementam a manutenção e a otimização dessas características por meio de políticas de gestão de pessoas.
Para que o gestor consiga o esperado comprometimento efetivo de seus colaboradores, é necessário investir no capital humano da organização. Investir em suas capacidades e habilidades, não só manuais, mas também mentais. Extrair o que eles têm de melhor, para proporcionar crescimento mútuo e, principalmente crer na competência dos colaboradores, acreditar na capacidade destes para crescer junto da organização.
As pessoas são o capital humano da organização, se geridas por um plano eficiente, sentem-se não somente como parte dela, como também, em conformidade com a missão e aos valores da organização. Sendo assim, a gestão de pessoas deve reunir em um só tempo os objetivos estratégicos da organização, o projeto profissional e de vida das pessoas, independentemente de seu vínculo de trabalho. Somente assim, fará sentido para a organização e para os colaboradores.
Neste sentido, este estudo será realizado na Farmácia Nossa Senhora do Rosário Ltda., para objetivar o crescimento dos colaboradores e da empresa através de uma política de gestão de pessoal, que seja efetiva e atenda às expectativas de ambos os lados. Onde o tema a ser estudado aborda a apresentação de novas políticas de gestão de pessoas para a organização, como fator de contribuição para a melhoria na relação entre organização e colaborador.
1.1. A empresa
O farmacêutico Pedro de Almeida, chamado carinhosamente por todos como "Pedrinho", nasceu na cidade de Santa Maria da Serra, estado de São Paulo. Aos quatro anos de idade, mudou-se com sua família para o munícipio de São Carlos. Formado pela Faculdade de Pindamonhangaba, estado de São Paulo, no ano de 1927, e retornando para sua cidade de coração fundou a Farmácia Rosário no dia treze de julho de 1931; depois que sentiu a necessidade de se ter um comércio farmacêutico que pudesse atender, não só a cidade, como os municípios da região e a loja matriz do grupo completou 75 anos, e toda a rede vem se destacando a cada dia no comércio São-carlense.
Christiano, o filho
...