PIM Riachuelo
Ensaios: PIM Riachuelo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: abecca • 12/5/2014 • 940 Palavras (4 Páginas) • 1.091 Visualizações
1.1 Denominação e forma de constituição
1.2 Dados e Fatos relevantes da origem da organização
A Riachuelo é a segunda maior empresa de varejo de itens de vestuário no País.
Com um faturamento de R$ 1,75 bi em 2005, a empresa conta com dois Centros de
Distribuição: Natal (RN) e Guarulhos (SP), com 55 000m2
e 86 000 m2
de área construída,
respectivamente. As lojas da rede estão divididas em cinco seções: moda feminina,
masculina, infantil, moda casa e calçados. Com 86 lojas distribuídas em 23 estados 8
brasileiros, além do Distrito Federal, planeja dobrar o número de pontos de venda nos
próximos 10 anos.
1.3 Natureza e Ramo de Atuação
1.4 Principais Produtos e Serviços
LOGÍSTICA INTEGRADA
O Grupo Guararapes, proprietário da Riachuelo, sempre vem investindo em pesquisa, criação, desenvolvimento e no processo de distribuição para desenvolver seu modelo integrado, a fim de aperfeiçoar o timing entre o desenvolvimento do produto e a entrega nas lojas. Para isso, conta com três centros de distribuição, um em Extremoz (RN), inaugurado em 2000, com 58.000m², outro em Guarulhos (SP), inaugurado em 2002, com 85.000m² e outro em Manaus, com 6.000m².
Cadeias de distribuição
A Riachuelo adotou mais recentemente um sistema de gestão integrado, conhecido no mercado como “Fast-fashion”, permitindo que a companhia administre toda a sua cadeia produtiva, além dos canais de distribuição e vendas, controlando o processo de fabricação desde o tingimento de tecidos até o recebimento da última prestação de uma conta parcelada. Com isso, reduziram-se os custos e ganharam uma grande eficiência operacional.
Mesmo com os avanços em gestão, a companhia ainda sofre com a informalidade que representa cerca de 70% do setor têxtil.
Fast-fashion
O termo fast-fashion surgiu há uma década em um case apresentado em aulas de negócios na universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Intitulado ‘Zara: Fast Fashion’, o trabalho trata dos feitos da cadeia espanhola Inditex, que controla a Zara, baseando-se principalmente na bem-sucedida experiência da cadeia têxtil integrada – que a Inditex domina da produção ao varejo. A expressão se disseminou e é mal usada. O título é uma analogia ao fast-food e o case descreve a sinergia entre todos os elos da cadeia têxtil que existe na atualmente na empresa Zara.
Estratégia de preços e propaganda
A informalidade desde sempre foi uma preocupação às grandes empresas de varejo, mais da metade do comércio popular de roupas no Brasil está nas mãos dos vendedores informais. Esse número já foi maior e foi também o responsável pela grande crise da história da marca Riachuelo, no final dos anos 80, quando a empresa abriu concordata. Porém, os executivos não aceitando a finalização da empresa, decidiram fazer uma reestruturação, fechando muitas lojas e mudando o foco, que até então era o preço. Se focaram em dois segmentos de mercado: Foi ali que a gente identificou que tinha um novo segmento surgindo. Até então tinham 2 segmentos: os clientes que possuíam renda e informação e que consumiam moda e os que não tinham nem renda nem informação e que consumiam roupa. Após isso, pela democratização da informação, surgiu um terceiro segmento, ainda sem renda, mas já com informação e já disposto a pagar um pouquinho mais para ter a ultima tendência do mercado.
Foi quando a Riachuelo parou de competir por preço com o mercado informal e passou a se diferenciar pela informação de moda, dando início ao pioneirismo da varejista da moda potiguar em um tipo de ação que viria a ser replicado pelas cadeias mundiais de fast fashion alguns anos depois: as parcerias com estilistas famosos.
Expansão
A Riachuelo intensificou o
...