PLANEJAMENTO NOSSA LOCADORA DE LIVROS
Ensaios: PLANEJAMENTO NOSSA LOCADORA DE LIVROS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alexmaggo • 27/10/2014 • 979 Palavras (4 Páginas) • 249 Visualizações
PLANEJAMENTO NOSSA LOCADORA DE LIVROS
ADS 2ºsemestre - 2014
MAIO - 2014
SUMÁRIO
2. INTRODUÇÃO 3
3. OBJETIVO 3
4. DESENVOLVIMENTO 3
4.1. COM BASE NO CENARIO DA NOSSA LOCADORA DE LIVROS 4
4.1.1.PESQUISE QUANTOS E QUAL O MODELO DO COMPUTADOR 4
4.1.2 DUAS ALTERNATIVAS DE SISTEMAS OPERACIONAL......................... 4
4.1.3 DUAS LINGUAGENS DEPROGRAMAÇÃO......................................................5
5. CONCLUSÃO..........................................................................................................6
6. BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................7
1. INTRODUÇÃO
Com os avanços tecnológicos, a competitividade entre as empresas está cada vez maior. Com a globalização, o mercado competitivo não é mais local e sim global com isso o mercado vem exigindo das empresas maior rapidez, flexibilidade e qualidade nos serviços e nos softwares. E para que essas exigências sejam satisfeitas, é preciso uma significativa melhoria e padronização no processo de desenvolvimento de softwares.
A busca constante na evolução do software não se faz por meio de apenas uma metodologia, mas sim uma combinação de melhores ferramentas de automação, técnicas para a garantia da qualidade do software, gerenciamento e controle das atividades envolvidas; esses são os principais objetivos da engenharia de software.
2. OBJETIVO
A TI (Tecnologia da Informação) é movida por tecnologia, desenvolvimento, rapidez, robustez e segurança. O profissional que atua nessa área deve está sempre atualizado e apto a adaptar-se a um mercado sempre em evolução. Devem conhecer os padrões, as técnicas de desenvolvimento de software para que possa usar o melhor de cada técnica em um determinado projeto.
O presente trabalho tem como objetivos os seguintes aspectos:
• Conhecer o processo de inspeção de software;
• Conhecer o processo de Verificação e validação;
• Conhecer o processo de testabilidade de software;
• Aplicabilidade do SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados)
3. DESENVOLVIMENTO
3. O Processo de Inspeção de Software
Na engenharia de software, assim como em outras disciplinas de engenharia, é necessário considerar variáveis como esforço, produtividade, tempo e custo de desenvolvimento. Essas variáveis são afetadas negativamente quando artefatos defeituosos são produzidos, devido ao retrabalho para corrigir defeitos. Sabe-se, ainda, que o custo do retrabalho para correção de defeitos aumenta na medida em que o processo de desenvolvimento progride. Desta forma, iniciativas devem ser realizadas no sentido de encontrar e corrigir defeitos tão logo sejam, introduzidos. Uma abordagem que tem se mostrado eficiente e de baixo custo para encontrar defeitos, reduzindo o retrabalho e melhorando a qualidade dos produtos é o processo de inspeção de software.
Inspeção de software é um tipo particular de revisão que pode ser aplicado a todos os artefatos de software e possui um processo de detecção de defeitos rigoroso e bem definido.
De forma resumida, o processo tradicional de inspeção de software envolve o planejamento da inspeção, indivíduos revisando um determinado artefato, um encontro em equipe para discutir e registrar os defeitos, a passagem dos defeitos para o autor do artefato para que possam ser corrigidos e uma avaliação final sobre a necessidade de uma nova inspeção.
Assim, um dos maiores benefícios de se utilizar inspeções de software é a detecção de defeitos nas fases iniciais do processo de desenvolvimento de software, facilitando a correção destes defeitos com menor esforço e custo. Desta forma, o esforço com retrabalho é, reduzido em média para 10% a 20% do esforço total de desenvolvimento, conforme PETERS (2001). Esta redução no retrabalho pode implicar em melhorias significativas para a produtividade de software.
Verificação e Validação
A verificação e a validação asseguram que o software cumpra com suas especificações e atenda às necessidades do cliente/usuário.
O processo de verificação e validação ocorre em todo o clico de vida do projeto. Revisões de requisitos, revisões de design e teste de código.
Deve ser verificado e avaliado os seguintes itens:
• Fatores de Qualidade Operacionais:
1. Correção;
2. Eficiência ou desempenho;
3. Robustez;
4. Confiabilidade;
5. Usabilidade;
6. Utilidade e validade;
• Fatores de Qualidade de Revisão:
1. Relacionado com a manutenção, evolução e avaliação do software.
• Fatores de Qualidade de Transição:
1. Relacionados com a instalação, reutilização,
...