PLANO DE CONTAS
Trabalho Universitário: PLANO DE CONTAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marciamp26 • 29/9/2014 • 984 Palavras (4 Páginas) • 307 Visualizações
Etapa1
Passo 03
È um instrumento indispensável para um contador, pois apartir do plano de contas, você poderá entender melhor o que acontece dentro de sua organização, podendo assim elaborar melhor as estratégias para facilitar o dia-a-dia em sua organização.
A contabilidade tem as unidades que representam as contas de 1ºgrau que após acionado um numero corresponde a de 2º grau de contas do ativo,o circulante e o não circulante.
Com o passivo agimos da mesma forma o circulante e o não circulante.
Toda movimentação que sua faz ,usamos agrupadores de contas para simplificar o registro dividindo as operações dentro do balanço,permite que se organize a forma de visualização e amplia o nível de detalhamento para que seja fácil aos olhos do gestor .
O Plano de contas Sintético tem um detalhamento porém não é de uma forma clara e que seja de compreendimento logo na visualização.
O Plano de contas Analítico tem um poder de detalhamento e de análise mais ampla..
Também temos o Plano de Contas por centro de resultados que são grupos de contas contábeis com um nível de detalhamento que acumulam a movimentação de um organização e que fica claro para demonstrar os resultados de uma forma individualizada e mais simplificada do plano de contas.
Desta forma podemos entender no exemplo:
Temos contas chamadas de bancos, podemos dentro desta contas criar uma outra conta chamada,Banco do Brasil e também uma outra com o nome Banco Caixa,assim quando for visualizar o Plano de Contas desta empresa saberemos o que temos na Conta Banco mas também saberemos o que temos de valor em cada Conta Banco,ficando clara para ser analisadas.
O objetivo do Plano de Contas é estabelecer normas e condutas para o registro das operações em uma organização, e assim que for montado deve-se reparar em três objetivos principais:
Atender ás necessidades de informação da administração da empresa.
Ser compatível com os princípios da contabilidade e com as normas legais de elaboração do balanço patrimonial e das demais demonstrações contábeis.
Adaptar-se as exigências externas, principalmente ás da legislação do imposto de renda.
E
1. Quais livros contábeis são obrigatórios segundo nossa legislação?
R: Livro Razão e Livro Diário.
2. Qual a importância e pertinência dos livros contábeis na gestão dos
negócios em uma empresa?
R: É de grande importância os livros contábeis na gestão de uma empresa, pois nele fica exposto os dados importantes que a empresa pode ter e garantir a veracidade das informações dadas pelas empresas,para que possa ser uma base segura para as decisões.
3. O que é o SPED?
R: É o Sistema Público de Escrituração Digital,são os livros fiscais emitidos de uma forma eletrônica para melhor facilidade e segurança para seus clientes
4. É verdade que o projeto do SPED diminui o Custo Brasil? Como?
R: Sim diminui pois com esse processo informatizado diminui os custos com gráficas e papéis.
5. Qual a diferença entre o sistema antigo de contabilidade e o novo
sistema de contabilidade por meio do SPED?
R: a facilidade digital,que deixa mais ágil a entrega de processamento através de um único fluxo de informação,e o antigo não tem tanta facilidade pois o sistema é mais burocrático.
6. Quais os livros inclusos no novo sistema de contabilidade por meio do
SPED?
R: Diário e Razão,Balancetes diários,Diário de Escrituração resumida e Diário e Razão auxiliares.
7. O que é necessário para que as empresas cumpram com as exigências
e o envio de todos os arquivos do projeto SPED ao fisco?
8. As empresas precisam ter algum livro contábil de forma
...