PLANO EMPRESARIAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Trabalho acadêmico: PLANO EMPRESARIAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karinakahhh • 29/9/2014 • Trabalho acadêmico • 2.397 Palavras (10 Páginas) • 346 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Joinville
Joinville – Unidade 1
Administração
PLANO DE NEGÓCIO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Daniela Kruger Stamm
Abril 2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo trazer definições, conceitos e esclarecer as dimensões de Comportamento Organizacional sobre o ponto de vista de diferentes autores pesquisados.
De modo particular estaremos destacando as questões relacionadas com percepção, motivação e mudanças, que são temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações, onde, um sistema deve necessariamente ter um objetivo, sem o objetivo não existe sistema.
As organizações têm, nos estudos proporcionados pelo Comportamento Organizacional, poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade.
O Comportamento Organizacional está se estabelecendo como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa.
A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional.
Há dois tipos de empresa: as que mudam e as que desaparecem, onde iremos perceber que as organizações estão em constante desenvolvimento e tem de se adaptar com inovações.
Comportamento Organizacional
É uma área de conhecimento integrante das ciências sociais que analisa o comportamento. Que nos permite estudar o funcionamento das pessoas nas organizações de uma forma sistemática e nos leva além da simples intuição, ainda que esta continue sendo de extrema relevância.
“É um campo de estudos que investiga o impacto que os indivíduos, os grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional”. Stephen P. Robbins
Segue abaixo os conceitos de diferentes autores sobre comportamento organizacional:
Autor: Stephen P. Robbins
O autor foca três grandes áreas que são abordadas:
- O indivíduo e a organização: basicamente examinando o papel do indivíduo e sua relação com os grupos. Fala sobre os fundamentos do comportamento individual, que são: valores, atitudes, percepção e aprendizagem. O papel da emoção e personalidades, motivação: o que é e como funcionam, aplicações da motivação, o processo de tomada de decisões.
- Os grupos nas Organizações: o autor também explora o papel dos grupos dentro das organizações. Como os grupos se relacionam e se comunicam, como se formam equipes de trabalho, a emergência de lideranças e o papel da confiança.
- O Sistema Organizacional: o autor foca na estrutura dos grupos e seus contextos maiores: a cultura da organização, do país.
Resumindo, podemos definir que o foco está voltado para os processos de estruturação de uma organização, planejamento do trabalho e tecnologia, práticas de gestão de recursos humanos, estabelecimento e geração de cultura organizacional.
Autora: Ana Cristina Limongi França
Foca basicamente o comportamento humano.
Destacamos alguns pontos que consideramos interessantes neste estudo: As aplicações dos conhecimentos do Comportamento Organizacional geram práticas e modelos de gestão de pessoas. Os elementos que caracterizam o conjunto de forças humanas e que estimulam a dinâmica da Gestão de Pessoas são: potencial, interação, compromisso, inovação, força de trabalho e criatividade.
“O comportamento humano decorre das características herdadas dos pais e das influencias que o meio ambiente exerce sobre nós”. Segundo estudo que a autora relata, verificou-se que a pessoa só amadurece se tiver convivência diária com outras pessoas.
PLT 2010 – Comunicação e Comportamento Organizacional:
Focado principalmente no comportamento humano, onde identificamos que o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito. Assim, caso por caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.
Ponto de Partida: da Visão Sistêmica
O aprofundamento do conhecimento humano ao decorrer dos anos conduziu a necessidade do desenvolvimento de novas informações dos vários ramos de conhecimento, que não só trouxe vantagens, mas também permitiu uma visão global e especializada.
A teoria dos Sistemas Gerais foi desenvolvida pelo economista Kenneth Boulding com os objetivos de sintetizar as idéias de modo pratica e básico. Compõem-se em oito níveis, sendo eles até o terceiro Sistema Fechado, e do quarto ao oitavo Sistema Aberto.
Sistema Fechado
1. Sistemas Estáticos Simples
2. Sistemas Dinâmicos Simples: Mecanismos de Relogio1
3. Sistema Cibernético Simples: Termostato
Sistema Aberto
4. Sistema Aberto Auto- Regulável: Célula
5. Vida Vegetal
6. Reino Animal
7. Ser Humano
8. Organização Social
W. Eduards Deming defende a idéia em que a necessidade de que sistemas tenham objetivos a serem realizados, afirma que os sistemas devem ser administrados. Por isso classificou em 5 objetivos de sistemas, não tão claros, mas fundamentais como instrumentos
...