PLURARIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO
Ensaios: PLURARIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vanessa • 8/10/2013 • 669 Palavras (3 Páginas) • 1.166 Visualizações
Vivemos em um mundo globalizado não somente por causa da economia, mas também pela tecnologia e pelas informações que vem sendo modificadas a cada instante e todos esses fatores interferem diretamente na cultura de nossa sociedade.
Todo o progresso e avanço na tecnologia, transporte, meios de comunicação, etc., facilitam a vida de todos que vivem no mundo moderno, trazendo segurança, conforto e inovação. A educação precisa progredir no mesmo ritmo acelerado, acompanhando as inovações e trabalhando fortemente para diminuir as desigualdades que se originam destes progressos, visto que existem pessoas que ainda não se beneficiam de todas essas inovações e a ponte mediadora entre essas diferenças é a escola.
O grande desafio da escola nos tempos atuais é educar para uma pluralidade cultural, e conhecer a riqueza representada pela diversidade etnocultura que compõe nosso patrimônio sociocultural. A escola deve ser o lugar onde se aprende a conviver, vivenciando a própria cultura e respeitando toda forma de expressão cultural.
A escola precisa envolver seus alunos no mundo das diferenças, preparando-os para ser verdadeiros cidadãos. Dentro de uma sala de aula há alunos de diversas culturas e valores, o que requer do professor uma atenção diferenciada para seu currículo e planejamento escolar, adaptando conteúdos e atividades a serem desenvolvidas em sala de aula.
De acordo com Perrenoud:
“No inicio do ano, um professor de ensino fundamental depara-se com 20 a 25 crianças diferentes em tamanho, desenvolvimento físico, fisiologia, resistência ao cansaço, capacidade de atenção e de trabalho; capacidade perceptiva, manual e gestual; em gostos e capacidades criativas; em personalidade, caráter, atitudes, opiniões, interesses, imagens de si, identidade pessoal, confiança em si; em desenvolvimento intelectual; em modos e capacidades de relação e comunicação; em linguagem e cultura; em saberes e experiências aquisições escolares; em hábitos e modo de vida fora da escola; em experiências e aquisições escolares anteriores; em aparência física, postura, higiene corporal, vestimenta, corpulência, forma de se mover; em sexo, origem social, origem religiosa, nacional ou étnica; em sentimentos, projetos, vontades, energias do momento...”
Cada ser humano é diferente um do outro, cada um possui uma história, uma etnia, uma cultura, valores e crenças religiosas e tantos outros aspectos na organização da vida em sociedade, portanto cada aluno tem o seu diferencial, pois são descendentes de famílias, culturas, valores e lugares diferentes, apresentando ritmos diferenciados na aprendizagem, o que caracteriza a pluralidade no âmbito escolar.
Os professores devem ter a preocupação de pesquisar sobre a história de vida de seus alunos para que possa envolvê-los com conteúdos que estejam de acordo com seus interesses e realidade
De acordo com Gadotti, somente com uma educação multicultural que a escola conseguirá investir em um ensino que vise os interesses dos alunos.
A educação multicultural se propõe a analisar, criticamente, os currículos monoculturais atuais e procura formar criticamente os professores, para que mudem suas atitudes diante dos alunos mais pobres e elaborem estratégias instrucionais próprias para educação das camadas populares, procurando,
...