PREPARO DE SOLUÇÕES
Trabalho Escolar: PREPARO DE SOLUÇÕES. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 35210033 • 3/12/2013 • 533 Palavras (3 Páginas) • 558 Visualizações
1.0-INTRODUÇÃO
Para FELTRE, soluções são definidas como misturas homogêneas de duas ou mais substâncias. Nas soluções, o componente que está em menor quantidade recebe o nome de soluto (é o diluído), enquanto o componente predominante é chamado de solvente (dilui o soluto). Há várias classificações para as soluções, algumas soluções podem ser eletrolíticas e não eletrolíticas, se conduzem ou não corrente elétrica, são classificadas segundo o seu estado físico como soluções sólidas, líquidas e gasosas.
Muitas soluções são coloridas, isso se deve aos seus íons. Por exemplo, são coloridas as soluções com os cátions: Cu2+(azul), Fe3+ (amarelo), Ni2+ (verde), etc.; e também as soluções com os ânions: MnO-4 ( violeta), CrO2-7 (laranja), etc.
Segundo REIS, para que se forme uma solução ( mistura homogênea) o soluto deve ser totalmente dissolvido no solvente. É preciso que haja afinidade entre o soluto e o solvente, ou seja, que ocorra o estabelecimento de interações entre moléculas e íons das substâncias.
Na mistura das soluções a diluição é dissolução de solutos para que se obtenha uma determinada concentração.Para expressar a concentração de uma solução relaciona-se a quantidade de soluto existente em uma quantidade-padrão de solução. E o que distingue cada expressão de concentração são as diferentes grandezas relacionadas, por exemplo, à massa do soluto em relação ao volume da solução ou à quantidade de matéria do soluto em relação ao volume da solução e assim por diante.
Em uma solução a concentração em mols por litro ou molaridade da solução é a quantidade, em mols, do soluto existente em um litro de solução. E o número de mols do soluto (n1)éo coeficiente entre sua massa (m1) e sua massa molar (M1). Onde (m1) é a massa do soluto(g), (M1) é a massa molar do soluto (g/mol) e V é o volume da solução (L).
2.0-OBJETIVOS
2.1- GERAL
Preparar uma solução com uma determinada concentração.
2.2-ESPECÍFICOS
Mostrar que em soluções, o soluto não varia por causa do volume da solução.
3.0-PARTE EXPERIMENTAL
3.1-MATERIAIS
Espátula
Funil
Proveta 25 ml
Pipeta
Balança analítica
Béquer
Balão volumétrico150ml
Vidro de relógio
Solvente: água da torneira100ml
Soluto:CuSO4
3.2-PROCEDIMENTOS
Primeiramentepesou-se o vidro de relógio que teve massa= 15,8473g, depois colocou-se o CuSO4 no vidro de relógio e pesou-se na mesma balança,para confirmar sua massa anotando-se os resultados . Logo após colocou-se 100ml de água da torneira em um béquer, e em seguida foi colocado o soluto CuSO4 com uma espátula dentro do béquer com água, e logo após mexeu-se bem com um bastão até diluir completamente
...