PROCESSO LOGISTICO USINAS
Por: brunohloureiro • 30/5/2016 • Trabalho acadêmico • 5.353 Palavras (22 Páginas) • 341 Visualizações
[pic 1]
Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação
ALAIR LUIZ LEITE SILVA
BRUNO HIPHOLITO LOUREIRO
DENNIS AUGUSTO SANTOS SANTANA
JOÃO VICTOR BORGES
MATEUS VIEIRA RIBEIRO
ROMULO MATOS
Processos Logísticos Usiminas
SANTOS – SP
NOV / 2015
ALAIR LUIZ LEITE SILVA RA: 11150791
BRUNO HIPHOLITO LOUREIRO RA: 12140460
DENNIS AUGUSTO SANTOS SANTANA RA: 11150489
JOÃO VICTOR BORGES RA: 11150852
MATEUS VIEIRA RIBEIRO RA: 11150561
ROMULO MATOS RA: 11140606
Processos Logísticos Usiminas
Trabalho de Conclusão de Semestre apresentado à ESAMC “Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação”, referente a disciplina “Logística e Cadeia de Suprimentos” sob a orientação da professora Karla Luglio. |
SANTOS – SP
NOV / 2015
Sumário
1 INTRUDUÇÃO
2 EMPRESA USIMINAS
2.1 FUNDAÇÃO
2.2 DÉCADA DE 70
2.3 DÉCADA DE 80
2.4 PRIVATIZAÇÃO
2.5 REESTRUTURAÇÃO
3 SISTEMAS LOGÍSTICOS
3.1 INBOUND
3.2 OUTBOUND
4 MODAIS DE TRANSPORTE 4
4.1 RODOVIÁRIO 4
4.2 MARÍTIMO 5
4.3 FERROVIÁRIO
5 SISTEMAS DE ARMAZENAGEM
6 SISTEMAS E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO 8
6.1 TIPOS DE EMBALAGENS 20
7 PRESTADORAS DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 21
7.1 ALGUMAS EMPRESAS QUE PRESTAM SERVIÇOS A USIMINAS 21
8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 INTRUDUÇÃO
Esta atividade referente a disciplina Logística e Cadeias de Suprimentos, visa abordar o fluxo de produção e o sistema logístico da empresa Usiminas, com o objetivo principal de identificar e expor suas peculiaridades.
Uma das maiores empresas no Brasil do ramo em que atua, trabalha com a quarta fase da Logística sendo ela estratégica, é a integralização plena, estratégica e flexível ao longo de toda a cadeia de suprimentos, seu objetivo é o bom andamento de seus processos reduzindo de forma eficiente seus custos. A empresa faz isso interligado as etapas de produção, partindo desde o pedido de seus consumidores e contratação de seus fornecedores iniciais ao produto acabado, o que ocasiona produtos e serviços de altíssima qualidade.
Para atender o mercado do aço a Usiminas se baseia em uma boa estruturada cadeia de produção e comercialização com domínio e competência no desenvolvimento de requisitos que são exigidos no setor.
Enfatizando sua história e desenvolvimento logístico, o conhecimento que é possível adquirir é que a Usiminas se encontra bem preparada para atender as diversas especificações do mercado.
2 EMPRESA USIMINAS
Usiminas é uma empresa do setor siderúrgico líder na produção e comercialização de aços planos laminados a frio e a quente, bobinas, placas e revestidos, destinados principalmente aos setores de bens de capital e de bens de consumo da linha branca, além da indústria automotiva. Foi fundada em 25 de abril de 1956 em Coronel Fabriciano, no que viria a ser o Vale do Aço, Minas Gerais. Sua constituição societária e legal foi elaborada nessa data por Gabriel Andrade Janot Pacheco e seu primeiro presidente foi o engenheiro Amaro Lanari Júnior. Em 1964 Ipatinga, a 220 km de Belo Horizonte, se emancipa de Coronel Fabriciano e a Usiminas passa a estar neste novo município. Sua sede administrativa encontra-se em Belo horizonte, em frente à Universidade Federal de Minas Gerais e ao lado do BH-TEC. O Sistema Usiminas destaca-se como o maior complexo siderúrgico de aços planos da América Latina e um dos 20 maiores do mundo. A Usiminas é a líder do Sistema, formado por empresas que atuam em siderurgia e em negócios onde o aço tem importância estratégica. Atualmente designa um pool de diversas empresas, estando empenhada com a transparência no relacionamento com o mercado de capitais.
2.1 FUNDAÇÃO
Na década de 50, um grupo de idealizadores conscientes de que a indústria siderúrgica seria essencial para o país e para o mundo, articulou um importante movimento para viabilizar a implantação da primeira grande usina de siderurgia de Minas Gerais.
Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. (USIMINAS) é uma das maiores siderúrgicas do Brasil, fundada em 25 de abril de 1956, em um cenário brasileiro de euforia e otimismo gerados pelo Plano de Desenvolvimento do governo Juscelino Kubitschek, no Horto de Nossa Senhora, atual Ipatinga.
Originalmente criada como uma empresa estatal com o apoio do capital e da tecnologia japonesa foi inaugurada em 1962 no então distrito de Ipatinga, que na época pertencia ao município de Coronel Fabriciano.
Em 1958, a Usiminas tornou-se uma joint venture, com a participação de capital estatal em parceria com acionistas japoneses, permitindo um novo estilo de gestão compartilhada - nos moldes da iniciativa privada. Com o aporte de capitais do Governo de Minas Gerais, do Governo Federal e do Japão, significou, na época, a realização do ideal mineiro e, ao mesmo tempo, foi ao encontro do desejo e da necessidade do Japão de demonstrar a presença e a marca de sua tecnologia no mundo ocidental.
...