PROCESSOS ADMINSITRATIVOS
Exames: PROCESSOS ADMINSITRATIVOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FINAMORE • 21/2/2013 • 5.310 Palavras (22 Páginas) • 458 Visualizações
RESUMO
Nesse trabalho vamos objetivar o pensamento estratégico. Vamos focar no desenvolvimento de um projeto de extensão universitária, que nos dará uma boa base para pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais e estratégicas, além de operacionais.
Vamos ter como objetivos também entender e por em prática a sistematização do Processo Administrativo, como planejar, organizar, coordenar e controlar.
Palavras chaves: Planejamento, plano estratégico, direção, controle, níveis organizacionais.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...................................................................................................05
2 ETAPA 1............................................................................................................06
3 ETAPA 2............................................................................................................11
4 ETAPA 3............................................................................................................13
5 ETAPA 4............................................................................................................17
6 CONCLUSÃO....................................................................................................23
7 REFERÊNCIAS ....……………………………………………………….……….…24
1 INTRODUÇÃO
Os Processos Administrativos se resumem em uma sequencia de tarefas e atividades utilizadas na entrada (input), que agrega determinado valor e gera uma saída (output) para um cliente específico interno ou externo, utilizando os recursos da organização para gerar resultados concretos. É a sequencia de atividades da Administração, interligadas entre si, que visa alcançar determinado efeito final previsto.
Hoje em dia vivemos em um mundo de organizações. O sucesso organizacional não é fruto exclusivo da sorte, mas de uma série infindável e articulada de decisões, ações, competências, estratégias e uma busca permanente de objetivos para alcançar resultados cada vez melhores.
Esse trabalho irá buscar mostrar que os Processos Administrativos mais eficazes são aqueles baseados em planejamento com controle.
2 ETAPA 1
PASSO 1 a) DEFINIÇÃO E TIPOS DE PLANEJAMENTO
O planejamento é muito importante dentro de uma empresa, é uma maneira como a empresa irá utilizar melhor seus recursos ou melhorá-los para o alcance dos objetivos da empresa. Muitas empresas tomam decisões imediatas de momento, a falta de planejamento só será sentida a longo prazo e sua existência no mercado poderá estar bem comprometida, por isso e por outras diversas decisões feitas , se faz o planejamento, que tem como principio diminuir incertezas e erros referente a decisões diante algum imprevisto ou ate mesmo para o futuro, há três tipos de planejamento sendo eles:
Nível Estratégico
Em primeiro lugar, existem os planos Estratégicos, envolvem a visão global de toda a empresa, possui um conteúdo genérico e bastante sumarizado e são de longo prazo, geralmente um horizonte de 5 anos ou mais. Este tipo de plano é elaborado pela alta administração ou pelos empreendedores e proporcionam aos demais gerentes um senso de direção para o futuro da organização. Os planos estratégicos dizem respeito à adaptação da empresa às mudanças que ocorrem no ambiente, muito mais sujeito à incertezas, o que leva as decisões a serem baseadas em julgamentos e não em dados concretos. A visão global deste plano faz com que exista uma unidade em torno de objetivos de longo prazo comuns a todas as divisões, independentemente de quão autônomas elas sejam. No geral, o plano estratégico tenta responder questões do tipo: Porque a empresa existe, o que ela faz e como faz. Levam em consideração as competências organizacionais e os desafios que pretende atingir no longo prazo. O processo de concepção do plano Estratégico dá origem e/ou valida à missão, a visão, os valores, as crenças e princípios da organização.
Nível Tático
Em seguida, vêm os planos Táticos, que envolvem os objetivos intermediários de cada unidade organizacional, seja unidade de negócios ou departamento. Estes planos são menos genéricos do que os Estratégicos, são um pouco mais detalhados, são elaborados pela gerência média e cobrem um horizonte de médio prazo, geralmente de um a dois anos. Os planos Táticos devem estabelecer uma coordenação e integração entre si e devem estar alinhados com o plano Estratégico. Um plano Estratégico dá origem a vários planos Táticos. São planos mais especialistas, de acordo com as funções desempenhadas pela divisão ou departamento. Alguns exemplos de planos Táticos são: Produção, Marketing, Pessoal, Financeiro ou Novos Produtos. Existe ainda uma sub-classificação dos planos Táticos, chamada de Políticas. As políticas são como guias gerais de ação, reúnem orientações genéricas que levam as pessoas a tomar as melhores decisões pois definem fronteiras e limites dentro dos quais as pessoas podem estabelecer cursos de ação. Assim, existem as políticas de recrutamento de pessoal, políticas de relacionamento com clientes, políticas de segurança, entre outras. No caso das pequenas e médias empresas, não há necessidade de elaborar planos táticos, pois elas são necessárias como uma forma intermediária de traduzir os grandes planos estratégicos em ações do nível operacional a ser descrito a seguir, como as empresas pequenas são mais simples, não há necessidade deste nível do plano.
Nível Operacional
A partir dos planos Táticos são desenvolvidos os planos Operacionais. Estes planos são bem mais objetivos, racionais e detalhados, elaborados pelos executores operacionais da empresa, abordando cada operação do departamento em separado em um horizonte de tempo de curto prazo, de um ano ou menos. São planos que se preocupam com o ‘que fazer’ e ‘como fazer’ as atividades cotidianas da organização. Estes planos devem estar proliferados em toda a empresa e podem estar constituídos também por sub-planos, com diferentes graus de
...