PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
Ensaios: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bernardogta • 19/6/2014 • 1.496 Palavras (6 Páginas) • 242 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO:PEDAGOGIA
A DIVERSIDADE BRASILEIRA
2013
NOME:
A DIVERSIDADE BRASILEIRA
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociedade e Diversidade no Contexto Educacional; Processo Educativo no Contexto Histórico-Filosófico; Comunicação e Linguagem.
Prof.Okçana Battini;Fábio Luiz da Silva;Bernadete; Márcia Bastos;Lilian Salete A.M.Lima
2013
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO......................................................................1
DESENVOLVIMENTO................................................................2
CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................6
BIBLIOGRAFIA...........................................................................7
O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil. Aspectos como a culinária, danças, religião, são elementos que integram a cultura de um povo. Falar sobre diversidade é tentar entender a variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, diversidade está diretamente ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intercessão de diferentes, ou ainda, na tolerância mútua. As regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais.
No Nordeste, a cultura é representada através de danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. A culinária típica é representada pelo sarapatel, buchada de bode, peixes e frutos do mar, arroz doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros. A cultura nordestina também está presente no artesanato de rendas.
O conceito de diversidade é muito amplo e tem diferentes aplicações em vários ramos do conhecimento. A filosofia procura entender o pensamento humano a partir da diversidade de opiniões ou pontos de vista sobre os assuntos de seu interesse; a Antropologia cultura, procura entender a diversidade de hábitos, diferença no outro( chamada de alteridade); mas é no campo da cultura que a diversidade, por meio do multiculturalismo, apresenta-se como grande dos vários ramos do conhecimento. A diversidade cultural são diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade. A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo associativo. Pessoas que por algumas razões decidem pautar suas vidas por normas pré-estabelecidas tendem a esquecer suas próprias idiossincrasias (Mistura De Culturas). Em outras palavras, o todo vigente se impõe às necessidades individuais.
Existem várias organizações internacionais que trabalham para proteger sociedades e culturas, incluindo a Survival International e a UNESCO. A Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural, aprovada por 185 Estados-Membros em 2001, representa o primeiro instrumento de definição de padrão internacional destinado a preservar e promover a diversidade cultural e o diálogo intercultural.
Diversidade Histórica
Fonte:www.canoinha.net/notícias
Festa junina - Origem, Comidas típicas e curiosidades.
O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João. Durante os festejos acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras.
A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada.
O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por
...